sexta-feira, 23 de julho de 2010

PINGO PONG


Oi, Pessoal!
Vamos participar?

Quatro coisas sobre mim, que pode ser que saibas ou não, em nenhuma ordem especial. (as instruções estão no final)

QUATRO LUGARES EM QUE VIVI:
Icó-CE, Atalaia-AL, Maceió-AL, Fortaleza-CE.

QUATRO PROGRAMAS QUE ASSISTO:
Jornalísticos (o que estiver ao meu alcance), Documentários (Tv Cultura, Tv Assembléia), Ação (aos Domingos), Filmes (Dramas).

QUATRO FORMAS DIFERENTES QUE ME CHAMAM:
Ziah (meu irmão que desencarnou aos 6 anos me chamava), Geraldinho (raramente, mas eu gosto muito), "GÊ" e Gerald.

QUATRO PESSOAS QUE TE MANDAM MAILS QUASE TODOS OS DIAS:
Cláudio, Helder, Clésio, Nilza Braga.

QUATRO COMIDAS FAVORITAS:
Lagosta (já provei, rsrsrs), Camarão (coisa rara ), Massas, Sopas.


QUATRO LUGARES EM QUE DESEJARIA ESTAR AGORA;
Na Orla Marítima; Com Amigos; No Teatro; Na Minha Cidade Natal Icó.


QUATRO AMIGOS QUE CREIO ME RESPONDERÃO; Pode ser mais ?????
Nilza, Márcia, Geraldo, Helder, Nice e Aila.

ESPERO QUE ESTE ANO EU POSSA:
Ver meus filhos realizados.


Aqui está o que se tem que fazer: E, por favor, não estraguem a diversão!...

Clicar em Encaminhar, apagar todas as minhas respostas e escrever as vossas.

Depois, enviar tudo a um montão de gente, incluindo a mim.

Na teoria, vai-se ficando a saber um pouco mais sobre as pessoas que se conhece.

Lembrar... devolver à pessoa que mandou.

DICA DE LIVRO -> MIL DICAS DE TEATRO ESPÍRITA



O dramaturgo e diretor da ABRARTE (Associação Brasileira de Artistas Espíritas) Edmundo Cezar, lançou o livro Mil Dicas de Teatro Espírita, pela editora Virtual Books. Com linguagem clara, aborda questões práticas e objetivas ligadas ao fazer teatral que servem de alimento e instrumento de trabalho para grupos e artistas iniciantes. Leitura de texto, voz, o ator e a participação dos Espíritos nos ensaios são alguns dos temas abordados, sempre mantendo uma linguagem fácil e descontraída. Maiores informações pelo e-mail livrodedicas@terra.com.br.
Geraldo Valintim
valintim@hotmail.com

BLOGANDO POR AÍ -> NAVEGANDO EM PURA ARTE



domingo, 4 julho / 2010
http://www.comece.blogspot.com/

Entre no mundo da Dança e das Artes Plásticas alicerçadas na Doutrina Espírita, é só Blogar por aí.

Garimpando por aí, encontrei duas preciosidades: 1ª) O Blog do GEDE – Grupo Espírita de Dança Evolução http://grupoespiritadedancaevolucao.wordpress.com/, que completa este ano 15 anos de existência. Segundo seus fundadores, são muitas as personagens que escreveram, e ainda escrevem, a história desse grupo, cujo lema ainda permanece o mesmo desde que foi criado: “Fé, esperança, caridade, dançar pra viver, viver pra dançar.” O GEDE modificou muitas vidas, está na memória, no corpo e no coração de muitas crianças, jovens, adultos e idosos que por ali passaram, em especial os que galgaram seus primeiros passos de dança no grupo, sempre alicerçada na Doutrina Espírita. 2ª) O Blog “Somente a arte” de Patrícia Moreira: http://somenteaarte.blogspot.com/ . Artista plástica baiana trabalha a arte espírita com grande expressividade, aliás, é de sua autoria a tela “Espíritos da Arte” que foi a capa da edição de Junho do nosso COMECE. Os quadros da autora formam uma verdadeira galeria de arte espírita. O Blog apresenta ainda os trabalhos sociais da Oficia de Pintura SENAC Presídio Nilton Gonçalves, Oficina de Teatro Permanente do Educandário Padre Gilberto Vaz e Talentos da Maturidade – Exposição de suas alunas da 3ª Idade – FOYER UESB. Bem galera, essas são as dicas, até a próxima edição.

Geraldo Valintim
valintim@hotmail.com

quinta-feira, 8 de julho de 2010

AMIZADE É TUDO DIA 20 DE JULHO DIA DO AMIGO


Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

O Dia do Amigo foi adotado em Buenos Aires, na Argentina, com o Decreto nº 235/79, sendo que foi gradualmente adotado em outras partes do mundo.

A data foi criada pelo argentino Enrique Ernesto Febbraro. Ele se inspirou na chegada do homem à lua, em 20 de julho de 1969, considerando a conquista não somente uma vitória científica, como também uma oportunidade de se fazer amigos em outras partes do universo. Assim, durante um ano, o argentino divulgou o lema "Meu amigo é meu mestre, meu discípulo é meu companheiro".

Aos poucos a data foi sendo adotada em outros países e hoje, em quase todo o mundo, o dia 20 de julho é o Dia do Amigo, é quando as pessoas trocam presentes, se abraçam e declaram sua amizade umas as outras, na teoria.

No Brasil, o dia do amigo é comemorado de maneira não oficial em 20 de julho.

[editar] Dia da amizade
O Dia da Amizade no Brasil é comemorado no dia 20 de Julho. Há quem diga que o dia 20 de julho é o Dia do Amigo. Na verdade o Dia do Amigo é celebrado no dia 18 de Abril no Brasil.
__________________________________________________________________
A amizade é o sentimento que imanta as almas umas às outras, gerando alegria e bem-estar.
A amizade é suave expressão do ser humano que necessita intercambiar as forças da emoção sob os estímulos do entendimento fraternal.
Inspiradora de coragem e de abnegação.
A amizade enfloresce as almas, abençoando-as com resistências para as lutas. Há, no mundo moderno, muita falta de amizade!
O egoísmo afasta as pessoas e as isola.
A amizade as aproxima e irmana.
O medo agride as almas e infelicita.
A amizade apazigua e alegra os indivíduos.
A desconfiança desarmoniza as vidas e a amizade equilibra as mentes, dulcificando os corações.
Na área dos amores de profundidade, a presença da amizade é fundamental.
Ela nasce de uma expressão de simpatia, e firma-se com as raízes do afecto seguro, fincadas nas terras da alma.
Quando outras emoções se estiolam no vaivém dos choques, a amizade perdura, companheira devotada dos homens que se estimam.
Se a amizade fugisse da Terra, a vida espiritual dos seres se esfacelaria.
Ela é meiga e paciente, vigilante e activa.
Discreta, apaga-se, para que brilhe aquele a quem se afeiçoa.
Sustenta na fraqueza e liberta nos momentos de dor.
A amizade é fácil de ser vitalizada.
Cultivá-la, constitui um dever de todo aquele que pensa e aspira, porquanto, ninguém logra êxito, se avança com aridez na alam ou indiferente ao elevo da sua fluidez.
Quando os impulsos sexuais do amor, nos nubentes, passam, a amizade fica. Quando a desilusão apaga o fogo dos desejos nos grandes romances, se existe amizade, não se rompem os liames da união.
A amizade de Jesus pelos discípulos e pelas multidões dá-nos, até hoje, a dimensão do que é o amor na sua essência mais pura, demonstrando que ela é o passo inicial para essa conquista superior que é meta de todas as vidas e mandamento maior da Lei Divina.
(Divaldo Pereira Franco por Joanna de Ângelis. In: Momentos de Esperança)
fonte: SOMOS TODOS APRENDIZES

TEMPORADA DAS FLORES - LEONI


O tema da semana me deixou especialmente feliz. É um tema que eu adoro. É algo que eu penso todos os dias, por onde eu passo. Queria ter falado desse tema semana passada, seria mais “apropriado”. Porém, o tema da semana passada tinha que ficar na semana passada, porque é mais importante que os jardins do Éden (desculpa, Caju!).

Voltando ao tema desta semana, vou falar de algo que existe em tudo que eu vejo: Flores. Tema apropriado, pois a temporada delas está apenas começando, perfumando minha alma e de todos os sonhadores. Colorindo minha íris e de todos que acreditam no amor. Já que a temporada está chegando como uma brisa morna de fim de tarde, falo do início. Saudações à recém chegada ( e mais bela das estações): Primavera. Peço licença à Tim Maia e sua Primavera, e também à Leoni e sua Temporada das Flores.

Logicamente, devido ao nome das canções, fica óbvio que falam de amor. Da forma mais açucarada e suculenta possível: o seu nascimento, ou renascimento, como queiram. Primavera pra mim, é igual ano novo. Aliás, o ano novo deveria começar com a primavera: ambos renovam as esperanças. No ano novo, as pessoas tentam de novo, com força e persistência. Na primavera, os corações se abrem para os novos (ou antigos) amores. Para novas tentativas e possibilidades, como se não houvesse chance de serem feridos. Mas eu não vou falar de dor. Não vim falar de espinhos, mas sim de rosas. Lírios. Tulipas. Orquídeas. Flores. Jardins. Novas temporadas. Cores pelo mundo. Como um arco íris palpável, que não aparece somente após as tempestades, mas antes delas. E durante. E depois. E depois. E depois...Sem murchar ou perder as pétalas.

Tim Maia diz que quer estar junto ao seu amor quando chegar o inverno, e mesmo que voltemos ao chove-não-molha em tons de cinza do outono. Porque ele está na primavera e esse amor traz tanta força e beleza, que ele suporta qualquer estação, desde que o tenha. Nenhum frio o entristece. Nenhuma frieza, nenhum marasmo indeciso.

Leoni é detalhista e belo ao falar da sua temporada que vem chegando: ele pede que seu amor o espere, porque ele suportou um inverno desnutrido e tem fome de receber com coração e alma as flores que estão chegando a colorir seus sentimentos. Flores imaginárias que saem do amor que ele sente. Que fez nascer em seu rosto um sorriso. E que enterrou uma escuridão assombrosa, da qual ele não queria sair. Ele não conseguia achar respostas e soluções, de tão imerso que se encontrava nesse gélido coração.

Mas agora, ele achou o caminho de volta. Ele marcou o caminho com flores e promessas reais. Ele conseguiu fazer renascer todos os bons sentimentos que ele tinha e estavam congelados. E percebeu que sempre estiveram ali, perto da parte onde ele percebe a importância das pessoas em sua vida e o sentido da sua existência. Estavam na mesma gaveta que o calor das pessoas e o amor pela vida. Ele se permitiu pôr uma pedra no inverno e (re)começar a plantar flores no canteiro da sua alma.

A primavera está chegando outra vez. O amor tem sempre a porta aberta, e vem chegando a primavera. Podemos recomeçar, da forma mais perfeita possível, dizia meu poeta preferido. E que com a primavera, possamos aprender a nos deixar podar e voltarmos inteiros pra nós mesmos.

Que possamos dar uma nova chance ao amor. Abrirmos novos caminhos. Plantar novos jardins. Aprender a andar e correr como se fosse a primeira vez. Porque, uma hora ou outra, entre galhos cortados, pétalas murchas e terra seca, encontraremos condições favoráveis de deixar germinar novas sementes. E mesmo que peguemos um verão temperamental, um outono melancólico e um inverno implacável, uma outra primavera virá. E numa dessas mudanças de vento, de ares e cores, encontraremos o que sempre faltou em nosso jardim. Uns chamam de flor da paixão. Eu acredito que seja amor-perfeito.

Finalizo com uma passagem de Pablo Neruda, que fala tudo sobre essa magnífica estação, e o amor. Quero apenas cinco coisas: Primeiro é o amor sem fim. A segunda é ver o outono. A terceira é o grave inverno. Em quarto lugar o verão. A quinta coisa são teus olhos. Não quero dormir sem teus olhos. Não quero ser... Sem que me olhes. Abro mão da primavera para que continues me olhando.

Postado por Eduardo e Mônica às 16:5




O leoni é um kara que sabe retirar o que temos de mais valor; o sentimento mais puro que mora em noso coração!
as musicas dele embala o romance de muitos casais e toca profundamente o coração de cada um de um modo especial!
esta musica em especial é a melhor pois nos mostra que um sorriso tudo cura e nos mostra que avida é mais que coisas futeis e coisas materiais!

Quando escuto Leoni, lembro que ainda tem muita coisa legal pra ouvir, aí depois vou lembrando que já vive muita coisa boa e por último descubro que ainda tem o muito pra viver.

Essa música é a biografia de muitos de nós. Parabéns Leoni, muitas vezes você faz do simples o incrível.

que bom que em meio de tanta musica ruim ainda podemos achar coisas lindas como as musicas do Leone!

adorooo  leoni e d+

a música é muito linda, mas pra quem já passou por uma fase dificil (de sombras) na vida ela fica muito mais bonita ainda, pois parece traduzir o que sentimos ao nos reerguer e seguir em frente... Tudo o que sentimos falta durante a fase dificil: o calor das pessoas e o amor pela vida... Hoje é difícil encontrarmos letras tão bonitas como estas...

Concordo plenamente com a Claudia! Essa música descreve isso mesmo, a saída de um momento de penumbra... me emociono demais quando escuto, amooo!

TEMPORADA DAS FLORES - LEONI

Que saudade agora me aguardem,
Chegaram as tardes de sol a pino,
Pelas ruas, flores e amigos,
Me encontram vestindo meu melhor sorriso,
Eu passei um tempo andando no escuro,
Procurando não achar as respostas,
Eu era a causa e a saída de tudo,
E eu cavei como um túnel meu caminho de volta.

Me espera amor que estou chegando,
Depois do inverno a vida em cores,
Me espera amor nossa temporada das flores.

Eu te trago um milhão de presentes,
Que eu achava que já tinha perdido,
Mas estavam na mesma gaveta,
Que o calor das pessoas e o amor pela vida...

Me espera estou chegando com fome,
Preparando o campo e a alma pra as flores,
E quando ouvir alguém falar no meu nome,
Eu te juro que pode acreditar nos rumores.

Me espera amor que estou chegando,
Depois do inverno a vida em cores,
Me espera amor nossa temporada das flores.

Me espera amor que estou chegando,
Depois do inverno é a vida em cores,
Me espera amor nossa temporada das flores.

Me espera amor que estou chegando,
Depois do inverno é a vida em cores,
Espera amor nossa temporada das flores.

Me espera amor que estou chegando,
Depois do inverno é a vida em cores,
Espera amor nossa temporada das flores.

Primavera
Tim Maia
Composição: Cassiano / Sílvio Rochael


Quando o inverno chegar
Eu quero estar junto a ti
Pode o outono voltar
Eu quero estar junto a ti

Porque (é primavera)
Te amo (é primavera)
Te amo, meu amor

Trago esta rosa (para te dar)
Trago esta rosa (para te dar)
Trago esta rosa (para te dar)

Meu amor...
Hoje o céu está tão lindo (sai chuva)
Hoje o céu está tão lindo (sai chuva

FONTEhttp://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://4.bp.blogspot.com/_1-OWK3wdxKo/SsKdc-MIyPI/AAAAAAAAAuE/uwxZASB0kqk/s400/flores3.JPG&imgrefurl=http://topicosparaumasemanautopica.blogspot.com/2009_09_01_archive.html&usg=__DS3GEUU3xxlQ8ArHSQ5o-wKkiUc=&h=300&w=400&sz=31&hl=pt-BR&start=19&um=1&itbs=1&tbnid=nhjR-orsQx2HEM:&tbnh=93&tbnw=124&prev=/images%3Fq%3DTEMPORADA%2BDAS%2BFLORES%26um%3D1%26hl%3Dpt-BR%26sa%3DN%26tbs%3Disch:1:

quinta-feira, 1 de julho de 2010

MEUS VÍDEOS FAVORITOS


Entre o Ontem e o Amanhã
Saulo Roston
Composição: Marcelo Quintanilha


Hoje amanheceu perfeito
Um dia do meu jeito
Feito só pra mim

Hoje, nem não e nem talvez
É a hora, é a vez
É agora, é hoje sim

Hoje eu grito, eu falo tudo
Não calo ou fico mudo
Eu posso, eu quero, eu vou

Mudo o mundo, a minha história
E a trajetória da vida que hoje recomeçou

Entre o ontem e o amanhã
O tempo é dado de presente
Hoje, sempre vai ser diferente

Entre o ontem e o amanhã
O tempo é dado de presente
Hoje, sempre vai ser diferente

Hoje é o dia claro e certo
Hoje eu estou tão perto de algum lugar
Hoje é o dia mais preciso
Hoje eu me realizo ao menos por tentar

Entre o ontem e o amanhã
O tempo é dado de presente
Hoje tudo vai ser diferente

Entre o ontem e o amanhã
O tempo é dado de presente
Hoje sempre vai ser diferente

Depois de tudo que passou
Antes de mais nada estou
Vivendo a amplidão deste instante
Durante hoje eu sou quem eu sou

Entre o ontem e o amanhã
O tempo é dado de presente
Hoje, sempre vai ser diferente






EU JÁ ESTIVE AQUI

ICO
JUAZEIRO DO NORTE
RECIFE
LIMA CAMPOS
MACEIO
BARBALHA
OROS
IGUATU
JOAO PESSOA
DELMIRO GOUVEIA
JAGUARIBE
XINGU
SANTOS
CUBATÃO
SANTA LUZIA-AL
MORRO BRANCO
PRAIA DAS FONTES

EU PARTICIPEI

XXXXXX
EMECES
JEART

LIVRO: ESPIRITISMO NA ARTE


LIVRO: O ESPIRITISMO NA ARTE
Esta obra reúne uma série de artigos publicados em 1922 na Revue Spirite (Revista Espírita francesa criada por Allan Kardec), tratando da questão do belo na arte. Léon Denis, um dos nomes mais importantes do Espiritismo, resgata um tema que havia sido relegado a segundo plano na literatura espírita: a arte. Ele retrata o que ocorre na espiritualidade, no que se refere à arte e como a beleza se manifesta através do artista encarnado na Terra. Assim, a arquitetura, a música, a pintura, a oratória e a literatura são vistas por outro prisma, o do Espiritismo. É um trabalho que se tornou referência para a Arte Espírita. Preço Médio R$ 15,00.

Geraldo Valintim

Valintim@hotmail.com

SEMPRE AMIGOS (DVD)


Kevin (Kieran Culkin) é um garoto que sofre de uma doença degenerativa, que o impede de se locomover. Extremamente inteligente, mas isolado do convívio social. Por conta de seu problema, ele aprendeu a viver no mundo da imaginação. Max (Elden Henson) é um garoto que tem dificuldades de aprendizado e vive com seus avós desde que testemunhou o assassinato de sua mãe, morta pelo marido. Rejeitado pelos colegas da mesma idade, por conta de um problema de desenvolvimento, em que o cérebro não acompanha o desenvolvimento do corpo, ele repete de ano por vezes consecutivas. Quando esses dois jovens se encontram, nasce uma bela amizade. Eles logo se tornam grandes amigos. Juntos vivem grandes aventuras, enfrentando o preconceito das pessoas em volta. Um bora assistir, pois é um excelente filme. Dirigido por Peter Chelsom. (The Mighty, EUA, 1998)

Tempo de Duração: 102 minutos

ENSAIO POÉTICO - TRILHAS


Trilhas, no lar, no ar, no mar...
Trilhas na canção, na emoção, no coração...
Trilhas na relva, na selva...
Trilhas na rama, na lama, na cama...
Trilhas côncavas, convexas, sinuosas...
Trilhas espinhosas, floridas, coloridas...
Trilhas sinzentas, poeiradas, nubladas...
Trilhas molhadas, amadas, feridas...
Trilhas caloradas, folhadas, fustigadas...
Ah, quantas trilhas vividas...
E quantas idas e vindas...

Crie, inove, busque, salte obstáculos
Busque oportunidades, doe-se...
Trilhe seu destino de forma dígna e consciente...
Crie um plano de ação...
Otimize, maximize, minimize...
Mas busque algo...
E que essa busca faça a diferença...
Poque a vida...
Ah, amigo...
A vida não cessa...
jamais...
GERALDO VALINTIM

EU FUI E GOSTEI


Fui ao Theatro José de Alencar no último dia da VII Mostra de Teatro Transcendental de Fortaleza (22/08/2009), com alguns amigos, assistir ao monólogo "Inquieto coração", baseado nas obras de Santo Agostinho.
Peça muito interessante, com passagens bem escolhidas, cenário bem produzido, com algumas surpresas e efeitos. A partir de muita simplicidade (havia alguns cubos de acrílico espalhados no palco contendo o primeiro uma pedra, outro água, outro ainda uma pêra e um último areia), cada cubo se destacava em um determinado momento através de iluminação direta e do posicionamento e interação do ator.
Diante de pensamentos tão ricos, perdoem-me, uma idéia muito simples ficou em meu coração:

De que adianta um armário cheio se estiver sempre fechado?

Essa questão é muito interessante porque hoje, mais do que nunca, precisamos "abrir nossos armários". A vida atual não permite que um ou outro detenha o conhecimento e, dessa forma, o poder. Se não houver troca, partilha, interação, aquela pessoa que acha que sabe (ou que parece ter o "armário cheio"), na verdade, nada sabe ou nada tem. Para que fique, não apenas o abstrato, faz-se necessário que haja muita troca boa, positiva, diálogada e que nos proponhamos a aprender e ensinar aos jovens em formação, porque no mundo há trocas muito ruins e perigosas também. Dos armários podem sair preciosidades, mas também um montão de lixo ou coisas piores.

Fraterno abraço,
Geraldo Valintim
___________________________________________




SINOPSE DO ESPETÁCULO
A repulsa ao sexo e a paixão por Deus permeiam a obra autobiográfica Confissões, pilar fundamental do pensamento de Aurélio Agostinho (354-430), ao lado de Santo Tomás de Aquino um dos maiores pensadores do cristianismo.
E é justamente o desassossego contido em Confissões o cerne do espetáculo Coração Inquieto, com direção direção de Henrique Tavares, que teve temporada no Rio com enorme repercussão.
A peça fala fundamentalmente da dor indissociável às paixões. Santo Agostinho é focado no crepúsculo de sua vida, aos 77 anos, rememorando sua adolescência profana, e revendo seu amor por Floria, a mulher com quem viveu por 12 anos e que teve seu único filho.
Mas o grande desafio fica para a ator, que deve traduzir a desproporção emotiva gerada pelas noções de culpa e deleite, pecado e sofrimento. O ator mergulha em personagens que não suportam as emoções que carregam, traduzindo esse sentimento com um belo trabalho físico que chega ao público e emociona. ______________________________________________________


EM BUSCA DA LIBERTAÇÃO FINAL
Santo Agostinho e a Filosofia


Aurélio Agostinho nasceu em Tagasta, uma cidade da Numídia (norte da África, região conhecida como África Branca), de uma família burguesa, a 13 de novembro do ano 354. Seu pai, chamado Patrício, era pagão, mas recebeu o batismo pouco antes de morrer. Sua mãe, Mônica, pelo contrário, era uma cristã fervorosa. Mas Agostinho cresceu sob fortes influências romanas, tanto na língua quanto no aspecto cultural e também no religioso. Aos 17 anos de idade foi para Cartago, a fim de aperfeiçoar seus estudos em Direito, - se encantou, entretanto, com a Literatura, e acabou se formando na arte da palavra.

Cartago era originariamente uma colônia fenícia situada na Tunísia. Foi uma potência na Antiguidade, disputando com Roma o controle do Mar Mediterrâneo. Foi destruída depois das três Guerras Púnicas (149 aC – 146 aC), mas em aproximadamente um século antes de Cristo, Caio Júlio César e Otávio Augusto a reconstruíram como colônia de Roma. Cartago alcançou novamente uma grande prosperidade, e sua população cresceu a ponto de se tornar a quarta maior cidade do Império Romano. Foi nessa grande e pulsante metrópole multicultural que Agostinho viveu, estudou e lecionou até seus 29 anos de idade, - um longo período em que conheceu e desfrutou, sem medidas, dos prazeres da carne; - desviando-se moralmente, segundo suas próprias palavras, e caindo numa profunda sensualidade, - esta que é “uma das maiores consequências do pecado original”. - Tal sensualidade dominou-o quase por completo, fazendo-o mergulhar num turbilhão de prazeres que o entorpeceram moral e intelectualmente, e fazendo com que aderisse ao maniqueísmo.

O maniqueísmo representa uma linha de pensamento estruturalmente dualista: atribui realidade substancial tanto ao Bem quanto ao Mal. Agostinho buscava encontrar, no dualismo maniqueu, a solução do ancestral problema do mal e do sofrimento no mundo. Por consequência, buscava uma justificação para sua própria vida.

Quando terminou seus estudos, Agostinho abriu uma escola em Cartago, de onde partiu para Roma e, em seguida, para Milão. Afastou-se definitivamente do ensino aos 32 anos de idade, por razões de saúde, - mas, principalmente, por razões de ordem espiritual.

Depois de um bom espaço de tempo, – de muito estudo, questionamento, reflexão crítica e meditação, – Agostinho abandonou o maniqueísmo, abraçando a filosofia neoplatônica, onde aprendeu os conceitos da espiritualidade de Deus e da negatividade do Mal. Assim ele chegou, por suas próprias forças, a uma concepção cristã da vida, isso no começo do ano 386. Entretanto sua compreensão ainda era apenas filosófica. – Fica a impressão de que a mente estivesse convencida, mas não o coração. Declara ele que, então, ainda se encontrava dominado pela luxúria.

Finalmente, como por uma fulguração dos Céus, sobreveio a conversão de Agostinho, moral, irrestrita e absoluta, em setembro do ano 386. Ele renuncia inteiramente ao mundo, à carreira e ao matrimônio; retira-se durante meses para a solidão e o recolhimento do mundo, em companhia apenas de sua mãe, do filho e de alguns pupilos. Em meditação, agastado de tudo (numa região próxima à Milão), escreveu seus magistrais Diálogos Filosóficos, e, na Páscoa do ano 387, juntamente com o filho Adeodato e o amigo Alípio, recebeu o batismo cristão, das mãos de Santo Ambrósio, cuja doutrina e eloquência parecem ter representado parte importante no seu processo de conversão. Tinha Agostinho, então, trinta e três anos de idade...

Depois de sua impressionante conversão, Agostinho abandonou Milão, e, falecida sua mãe, voltou para Tagasta. Ali vendeu todos os seus haveres e distribuiu o dinheiro entre os pobres; a seguir fundou um mosteiro, em uma das suas propriedades alienadas. Foi ordenado padre em 391, e consagrado bispo em 395.

Após a sua conversão, Agostinho dedicou-se inteiramente ao estudo das Sagradas Escrituras, da Teologia Revelada, e da redação de suas grandes obras, entre as quais se destacam as filosóficas. As obras de Agostinho de maior interesse filosófico são, sobretudo, os Diálogos Filosóficos: ‘Contra os Acadêmicos’, ‘Da Vida Beata’, ‘Os Solilóquios’, ‘Sobre a Imortalidade da Alma’, ‘Sobre a Quantidade da Alma’, ‘Sobre o Mestre’, ‘Sobre a Música’. Interessam também à filosofia os escritos contra os maniqueus: ‘Sobre os Costumes’, ‘Do Livre Arbítrio’, ‘Sobre as Duas Almas’, ‘Da Natureza do Bem’.

Dada, porém, a mentalidade agostiniana, em que a filosofia e a teologia andam juntas, compreende-se que interessam à filosofia também suas obras teológicas e religiosas, especialmente ‘Da Verdadeira Religião’, ‘As Confissões’, ‘A Cidade de Deus’, ‘Da Trindade’, ‘Da Mentira’, ‘O Pensamento’, ‘A Gnosiologia’.

Agostinho governou a igreja de Hipona até sua morte, que se deu durante o assédio da cidade pelos vândalos, a 28 de agosto de 430. Tinha setenta e cinco anos de idade.

Este brevíssimo (insípido mas necessário) resumo da vida de Santo Agostinho tem a finalidade de servir como pano de fundo para que possamos entrar com maior propriedade na matéria que mais nos interessa neste momento.

Santo Agostinho afirma que há apenas uma Justiça, aquela vinda de Deus. Um das questões mais interessantes colocadas por Agostinho, no entanto, é o porquê da injustiça. Se Deus é o Criador de todas as coisas, e se sua bondade é infinita, porque há maldade e injustiça no mundo?

Veja-se que para Agostinho existe apenas um Deus, o Sumo Bem, Criador de todas as coisas. Se tudo que existe foi criado por Deus, não há possibilidade de atribuir a origem do mal ao diabo, por exemplo.

Então, de onde vem o mal que praticamos? Esta questão é respondida por Agostinho no seu livro De Libero Arbitrio, onde ele defende a tese de que a origem do mal está no livre arbítrio, ou seja, para Agostinho o mal é resultado do mal uso de nossas vontades.

Deus fez o homem uma criatura superior, à qual concedeu o dom da razão. Esse privilégio permito ao homem conhecer a maravilhosa Ordem que o Criador instituiu no Universo. Porém, por ser racional, o homem pode escolher livremente entre aceitar a ordem divina contribuindo para a Harmonia do Universo, ou transgredir essa ordem, cultivando a maldade e a injustiça. Para Agostinho, portanto, ser justo é agir de forma a manter a Harmonia designada por Deus.

Por que existem o mal e o sofrimento no mundo? Quais as causas da infelicidade? – Indagações irmãs da maior questão de todas: Qual o sentido da vida?

Qual o sentido da vida? Evidente que essa indagação não existe, ou fica muito distante, quando a vida nos parece fazer sentido. Para os que podem gozar dos prazeres da vida, ter a alegre contemplação das belezas do mundo, apreciar o dom de amar e ser amado ou desfrutar de pelo menos algumas das muitas e multifacetadas manifestações da Graça divina, esses questionamentos soam quase que completamente sem sentido. Ao contrário, só perguntamos se a vida faz sentido quando somos tomados de assalto pela infelicidade, quando nos damos conta das terríveis gravidades que nos tentam fazer submergir na lama do mundo. Quando a sombra da desgraça nos envolve e asfixia, aí sim, as antigas perguntas ressurgem, absolutas. Nesses momentos, toda filosofia é triste.

Segundo a filosofia, o pensamento nasce do espanto, e sem o problema e os problemas do sentido da vida, - ou da terrível aparente falta de sentido da vida, - não haveria pensamento filosófico. O espanto causador das reflexões filosóficas é o medo do absurdo, ou da angústia. O homem é confrontado com o absurdo, o qual reconhece como algo que não merece e não deve ser preservado, mas, ao contrário, que é preciso combatê-lo. E em tudo que causa repulsa, isto é, tudo que existe e cuja existência é considerada imprópria, também falta sentido.

O absurdo em que consiste o mal (ou esse mal em que consiste o absurdo), manifesta-se na vivência da dor inútil, - seja natural ou infligida, - e também no fato incontestável de que somos suscetíveis a essas experiências. Resta o dilacerante sentimento de que não é bom que seja assim, não está certo, não deveria ser... Mas é.

Quando a felicidade se faz presente, nós a aproveitamos. Quando se faz ausente, perguntamos: por quê? A bem-aventurança não provoca a razão, assim como a saúde não se percebe até que a doença se faça presente. A felicidade é um bem. – Parece-nos o único sentido possível da vida. A desgraça, ao contrário, é algo que se sente como algo que nos priva do real sentido da vida, um problema que precisa ser resolvido, eliminado, dirimido; - um estorvo que deve ser extirpado para que a paz, a justiça, a ordem e a lógica sejam restauradas.

Sendo o que não deveria ser, a existência inquestionável do mal é a indesejada presença da irracionalidade e do caos na experiência cotidiana de cada homem que a padece.

“O Mal não é simplesmente a falta de ser, mas o ser da Falta.”Santo Agostinho

Se o que move a filosofia é a conjectura da possibilidade de não haver sentido na vida, e ainda a necessidade inexorável do pensamento de descobrir esse sentido a todo custo, e mesmo de criá-lo, se preciso for, também a religião é movida pela ameaça do absurdo e pela carência de sentido, oferecendo respostas metafísicas, e tantas vezes dogmáticas, aos problemas, tão mais propriamente filosóficos quanto mais existenciais, provocados no confronto que vemos em nosso cotidiano, da realidade que se apresenta, quase sempre, terrivelmente repleta de contradições.[1] - A religião e a filosofia são, nesse sentido, filhas do mesmo espanto!
FONTE: http://artedartes.blogspot.com/2009/08/em-busca-da-libertacao-final-9_19.html
_________________________________________________________
FICHA TÉCNICA:

Dramaturgia e Atuação: Eduardo Rieche
Direção: Henrique Tavares
Cenário: Doris Rollemberg
Iluminação: Renato Machado
Projeto Gráfico: Batman Zavareze

Inquieto Coração é um mergulho nas reflexões de Santo Agostinho sobre diversos temas ligados ao ser humano, como a natureza do amor, a busca da verdade e o conhecimento de Deus.

Eduardo Rieche adaptou quatro textos de Santo Agostinho para a elaboração da peça: Confissões, A Cidade de Deus, A Trindade e Solilóquios. A montagem faz com que o autor fique próximo ao público e divida suas aflições com a platéia de maneira cúmplice e íntima.

UM GIRO POR AÍ!


BLOGUEIRO OU BLOGUISTA?

Termos e termos e por vezes fica o que soa melhor em praticidade e estética lingüística.

É difícil mudar um termo tão difundido como o de “blogueiro”. Bloguista é quem produz, Blogueiro é quem copia e cola. As duas coisas são importantes. Para quem produz fica mais adequado bloguista.
___________________________________________________
BLOGANDO POR AI!

Fiz um giro por aí e convido-vos a blogarem comigo!

A dica para as Mocidades Espíritas que procuram aprofundar e VALORIZAR A VIDA é sobre o XII EMECE-Encontro de Mocidades espíritas do Ceará: Não às Drogas, Sim à vida; Não ao Aborto; Não ao Suicído.

Vá ao Blog VALORIZAÇÃO DA VIDA
______________________________________________
http://valorizacaodavida2010.blogspot.com/
______________________________________________
Lá você encontrará o Diário do XII EMECE, produzido pela Mocidade Espírita Vidal da penha e reformulado pelo editor do blog com o acréscimo de vídeos, fotos e depoimentos. Parabéns aos jovens da Mocidade Espírita Vidal da Penha pela brilhante iniciativa.

Taí o Link da reportagem pra vocês conferirem:

http://valorizacaodavida2010.blogspot.com/2010/02/diario-do-xii-emece-redigido-pela_9416.html

Você ainda vai encontrar e relembrar muitos tópicos relacionados ao tema VALORIZAÇÃO DA VIDA: Além dos Vídeos, Músicas Espíritas ou não, Dicas de Filmes, Links de Blogs tratando do assunto nos diversos ângulos e possibilidades e principalemnte focando a visão espírita.

Visitem e relembrem momentos felizes do XII EMECE, aprofundando ainda mais os conhecimentos espíritas, valorizando a sua vida e do seu próximo.

OUTROS LINKS QUE VALORIZAM A VIDA:


http://www.boanoticia.org.br/

http://www.gan.com.br/

http://www.cvv.org.br/

http://www.pensador.info/valorizacao_da_vida/

http://clinicadaalegria.blogspot.com/

http://diferencafazdiferenca.blogspot.com/

http://atitudeamais.blogspot.com/

Por enquanto é só pessoal, até o próximo encontro.
Ah, não esqueçam de deixar comentários, críticas e sugestões.

Fraterno Abraço!

Geraldo Valintim
Contato: valintim@hotmail.com

PENSO, LOGO EXISTO



PENSO, LOGO EXISTO.
Por: Geraldo Mota Valintim

O filósofo francês René Descartes (pronunciado "decárte") escreveu essa frase em latim: Cogito, ergo sum.

Ele quis dizer que o fato de pensar assegura à mente o fato da própria existência psicológica. Em outras palavras, quando ela se dá conta de que está pensando, pode ter certeza de que existe.
Explicações metafóricas, sempre tão utilizadas para darmos maior poder de assimilação ou tentamos persuadir aos outros a ampliar os horizontes do conhecimento: Platão e o Mito da Caverna, Shakespeare suas metáforas “ser ou não ser, eis a questão” ou "Existem mais coisas entre o céu e a terra do que sonha a nossa vã filosofia."

Estamos limitados ao nosso estado evolutivo, digam-se de passagem, ainda primitivos em nossas conclusões, embora muitos queiram admitir que sejam sábios e donos da verdade.
A verdade está atrelada ao grau evolutivo de cada ser, então a verdade que eu defendo é apenas um ponto de vista momentâneo e que mais tarde eu poderei revogá-la ao ampliar os horizontes do conhecimento.

A vida macrocósmica e microcósmica são verdades absolutas até um novo cientista descobrir um equipamento de maior alcance ou a descoberta de novos planetas e galáxias ou ainda novas divisões atômicas.
O mundo vai acabar. Afirmação de muitos credos. O que é o mundo para você o que é mundo para mim? A maioria diria que a terra é o nosso mundo, mas a terra é um simples grão de areia, uma poeira cósmica pairando aobre o espaço sideral.Outros diriam que o mundo está dentro de cada um de nós e cada um cria o seu mundinho, outros ainda diriam que o mundo é o universo imensurável e infinito.
Se nos tele transportássemos a outras dimensões, planeta s ou galáxias longínquas não saberíamos nem se a terra existe no universo porque visualmente ela não existiria. Há anos luz não teríamos nem tempo de concluir a viagem, porque não estaríamos vivos fisicamente ao retornar ao planeta Terra.

Falamos de tempo, mas o que é o tempo senão uma convenção de acordo com o ponto de partida do qual nos encontramos. A nossa medida de tempo é limitada ao nosso planeta terra, ou seja, é um ponto de referência para medir o nosso tempo.

O que é verdade realmente para nós seres humanos? Na maioria das vezes, dono da verdade por achar-se em condição de fazer julgamentos precipitados, diante do orgulho que nós mesmos não reconhecemos como possuidores.
O Planeta terra atualmente está em processo rápido de transformação. Os sinos já soaram e alertas já foram dados em encontro s mundiais por apelos para que salvemos o planeta do processo de devastação do qual se encontra atualmente. O descongelamento das camadas glaciais torna-se freqüente, mas os corações endurecidos e orgulhosos em defesa apenas do material, de suas potencias mundiais não quer abrir espaço para novas negociações em que os mais ricos possam colaborar para redução de emissão de gases poluentes.

O Planeta Terra, diante de novas tecnologias, avança para um processo de vigilância em todos os níveis da sociedade. A globalização dos meios de comunicação aproximou gregos de baianos, abrindo um portal de esperança para que, apesar das diferenças religiosas e raciais possamos nos aproximar de forma fraternal e pacífica, independentemente de poder aquisitivo. O espaço está aberto, ainda limitado é claro, mas com inúmeras possibilidades a exemplo do que hoje podemos rapidamente nos comunicar com o mundo, criarmos nossos mecanismos de comunicação e mesmo não sabendo uma nova língua, rapidamente consultamos um tradutor e expressamos nossa mensagem aos recantos do mundo.

Qual a nossa pretensão como seres humanos habitantes de um planeta que visivelmente falando é único no universo, se pensar limitado nosso raciocínio lógico?
Ao jogar um minúsculo papel ao solo, sem um mínimo de escrúpulos porque todo mundo faz assim e eu serei o único que farei diferente, prefiro deixar tudo como está apesar de mais tarde verificar que a minha casa está inundada com a enchente por causa de milhões de papeizinhos que entupiram os esgotos, mas direi: foram os outros, eu não fiz nada de errado, eles poluem, eles sujam, eles picham e eu? Ah, eu não!

São muitas questões a se discutir e vários pontos de vista a se examinar.
Somos simples mortais, materialmente falando, existem vários planetas em nosso sistema solar e muitas outras galáxias estão sendo descobertas, mas a maioria ainda acredita apenas no que vê e limita-se a achar que só há vida no planeta terra.
Voltemos ao passado: Muitos foram queimados vivos em fogueiras ou condenados à morte por não desistirem à quebra de paradigmas. Limitados à matéria, a maioria ainda admite que apenas haja vida em nosso planeta, porque estão limitados à visão terrena ou porque ainda não se provaram o contrário ou porque tentaram provar ao contrário, mas ainda não os convenceram.

Ao admitirmos que: As maravilhas do nosso planeta são apenas cópias mal elaboradas de outra dimensão bem mais evoluída e bela; que as músicas, as artes são apenas intuições e viagens atrais feitas por seres que já viveram em outras dimensões e que voltaram para lá, deixo um ponto de interrogação: Afinal, quem somos? De onde viemos? Para onde vamos?

BLOGANDO POR AÍ - JUNHO 2010



http://comece.blogspot.com/
O “ESPÍRITO DE ARTE” DO CEARÁ E DAS MINAS GERAIS

O Blog do grupo Espírito de Arte: http://espiritodearte.blogspot.com/ traz uma gama de informações e atualidades sobre a arte espírita. Mesclado ao nosso cotidiano, o blog é interativo, em tons críticos e visão ampliada. Expõe uma crítica espírita e espiritualista sobre temas, que dificilmente veremos em outras mídias: Cd da cantora Sandy, comercial sobre Deus, série de TV Lost, filme Avatar, são alguns dos destaques de Cinema, Teatro e Música que nos instigam a interagir, opinar e criticar.
Os membros do Espírito de Arte definem-se como: “um grupo de artistas de Fortaleza e Belo Horizonte que faz da arte um caminho para a espiritualidade”. Tornaram-se referência de arte no Movimento Espírita, apontado pelo site da Federação Espírita do Estado do Ceará (FEEC), como guia de consulta para o movimento de arte espírita. Traz em suas postagens notícias sobre a arte espírita de todos os recantos do Brasil e do mundo.
O Grupo mantém uma campanha de levar a campo ensaios abertos e bate-papos musicados, interagindo com outros grupos de artes e mocidades espíritas (vejamos no Blog a agenda “nós na estrada”). Contatos para apresentações, palestras e debates: espiritodearte@gmail.com. Quer mais? Então vamos blogar, porque blogar também é arte e queremos fazer parte desse universo de possibilidades. Até a próxima galera!

Geraldo Valintim
Valintim@hotmail.com

BLOGANDO POR AÍ - MAIO 2010


http://comece.blogspot.com/

JEAP 11 anos de Amor ao Próximo!

Aeh Galera!

O Blog da JEAP – Juventude Espírita Amor ao Próximo, está de cara nova em comemoração aos 11 anos de Mocidade Espírita.

Dando um giro por aí, encontrei o Blog da JEAP, que faz seus encontros de jovens todo sábado, das 18:30h às 20:30h, no Centro Espírita Amor ao Próximo.

O Blog está de cara nova devido à comemoração dos 11 anos de caminhada da JEAP. Para conhecer o conteúdo do Blog, as ferinhas da JEAP ou obter respostas de questões do tipo: Será a Umbanda Espiritismo? Quantas vezes a JEAP mudou seu horário de atividades? Acesse os arquivos e fotos da galera clicando: http://jeapce.blogspot.com/.

Eu reconheci alguns jovens da JEAP que estiveram no XII EMECE, o Jheferson é um deles. Valeu Jheferson, pela criação de arte para os 11 anos da JEAP e a repaginação do blog.

Parabéns JEAP, pela jornada de seus 11 anos de Amor e Caridade ao próximo. Continuem firmes e fortes consolidando nosso Movimento Espírita.

Obrigado moçada espírita (e não espírita) pelos acessos à edição de nº 01 do meu, do seu, do nosso COMECE.

E vamos que vamos, blogando sempre.

Porque blogar é preciso!

Geraldo Valintim
Valintim@hotmail.com

BLOGANDO POR AÍ - ABRIL 2010


http://comece.blogspot.com/
Dica de estréia do “Blogando por aí”


Aeh Galera!

A dica de estréia do nosso “Blogando por aí”, vai para…than, than, than!: MOCIDADE ESPÍRITA VIDAL DA PENHA.

Essa turminha protagonizou uma das mais belas cenas no XII EMECE, Encontro de Mocidades Espírita do Estado do Ceará, realizado todos os anos pela Coordenação de Infância e Juventude (CIJ) da Federação Espírita do Estado do Ceará (FEEC).

Atuando como repórter, os jovens da Mocidade publicaram todos os detalhes do EMECE em seu Blog www.mocidadevidal.blogspot.com

Ele se tornou um verdadeiro diário, com uma linguagem bem jovial e prática, contando tudo o que rolou nos quatro dias do evento que tinha como tema: Valorização da Vida.

Além das fotos e vídeos sobre o XII EMECE, você encontrará no blog outros relatos do dia a dia da Mocidade Espírita Vidal da Penha, sempre de maneira descontraída, como se estivéssemos lá, vivenciando tudo.

Parabéns à moçada pela bela iniciativa. Esperamos que no XIII EMECE vocês tragam mais novidades.

Por enquanto é só pessoal!

Fraterno Abraço.

Geraldo Valintim – valintim@hotmail.com

COMENTÁRIOS:
Eliane disse:
12 de abril de 2010 às 13:49
Nossa, estou muito feliz pelo reconhecimento! O blog iniciou agora no finalzinho do ano passado e nem esperávamos que iria persistir. Na verdade era só pra registrar nossos passeios, fazer do blog meio que um diário eletrônico. Enfim deixamos o egoísmo de lado. Estamos fazendo de tudo para que o blog possa ajudar aos interessados na doutrina e que também possamos deixar a marca do Vidal da Penha no movimento espírita.
É com muita felicidade que agradeço á redação do Comece por ter nos escolhido para dica do “blogando por aí”.Falo por toda a mocidade, estamos com vocês nesse início de caminhada pra aproximação das mocidades espíritas.
A gente se vê!