terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

São Paulo ganha taça das bolinhas e é o primeiro pentacampeão da CBF




CBF entrega "Taça das Bolinhas" ao São Paulo
Entidade encerra polêmica determina que taça fique com o São Paulo, campeão brasileiro em 77, 86, 91, 2006, 2007 e 2008
O São Paulo foi declarado dono da taça das bolinhas. A Confederação Brasileira de Futebol chegou a uma decisão sobre a polêmica e, de acordo com a assessoria da entidade máxima do futebol nacional, o departamento jurídico da entidade enviou nesta quarta-feira um comunicado à Federação Paulista sobre a entrega da troféu ao clube tricolor. A decisão frustra o Flamengo, que também pleiteava o prêmio.

Segundo as informações oficiais, a CBF está seguindo a determinação da Justiça comum, que decretou o Sport como campeão brasileiro de 1987. Com isso, o São Paulo foi considerado o primeiro pentacampeão nacional.

Leia mais notícias de Esportes no Abril.com
Acompanhe o noticiário de Esportes pelo Twitter

A "Taça das Bolinhas" foi criada para premiar o clube nacional que obtivesse primeiro cinco títulos brasileiros alternados ou três consecutivos. Desta forma, o Flamengo se sentiu o dono do troféu com a conquista do Brasileirão de 1992, quando alegou ser pentacampeão -as outras conquistas haviam sido em 1980, 82, e 83.

No entanto, a CBF não considera o Rubro-negro como detentor do título nacional de 1987. Naquele ano, o time carioca conquistou o Módulo Verde da Copa União contra o Internacional. As duas equipes, então, se recusaram a disputar um quadrangular com Sport e Guarani, que foram os dois mais bem colocados do Módulo Amarelo.

Leia mais notícias sobre o São Paulo

Por isso, o Flamengo se declarou campeão brasileiro, mas a CBF considerou oficialmente o time de Recife como vitorioso do ano, já que bateu o Guarani.

O São Paulo, então, passou a postular a "Taça das Bolinhas" em 2007, quando assegurou seu quinto troféu do Brasileirão. No ano seguinte, o Tricolor foi novamente campeão (sendo o único a ostentar três conquistas consecutivas). Os outros títulos do São Paulo foram em 1977, 86 e 91.

A decisão desta quarta-feira gerou comemoração no Sport. "Não foi uma volta, um retorno de reconhecimento, o Sport sempre foi considerado pela lei brasileira desportiva e pela torcida brasileira consciente o campeão brasileiro de 1987. Embora com todos os trâmites possíveis, por questões de politicagem interna da CBF, o Sport não deixou de ser o campeão. Sempre fomos e agora vão ter que apagar a mentira do hexa do Flamengo", afirmou Aluísio Maluf, diretor de futebol do time pernambucano.

São Paulo deve ficar com Taça das Bolinhas
Foto: Agência Lance
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) decidiu nesta quarta-feira, em Assembleia Geral, que a Taça das Bolinhas, troféu que premiará o primeiro clube pentacampeão brasileiro, será entregue ao São Paulo.
Com a decisão, a entidade reconheceu o Sport como o campeão do Brasileiro de 1987. Assim, o Flamengo sai da disputa pelo troféu, que será restaurado e entregue a Marco Polo Del Nero, presidente da Federação Paulista de Futebol (FPF). A data da entrega da taça ainda não tem data nem local definidos.
Contatado pelo Terra, o diretor de futebol do São Paulo, João Paulo de Jesus Lopes, disse naquele momento desconhecer a decisão da CBF. "Havia uma manifestação anterior do Ricardo Teixeira ao presidente Juvenal Juvêncio de que a taça ficaria com o São Paulo. Isso há meses atrás. Se isso vier a se confirmar, não será uma surpresa", disse.
A polêmica tem base no Campeonato Brasileiro de 1987. Por problemas estruturais, a CBF abriu mão do torneio e a competição foi comandada pelo Clube dos Treze, criado naquele ano por Internacional, Grêmio, Corinthians, Santos, São Paulo, Palmeiras, Flamengo, Vasco, Fluminense, Botafogo, Atlético-MG, Cruzeiro e Bahia. Por sua vez, Coritiba, Santa Cruz e Goiás foram convidados para fazer parte do Módulo Verde.
No Módulo Amarelo ficaram alguns clubes tradicionais como Portuguesa, Sport, América-RJ e Guarani. A CBF estabeleceu que os dois primeiros de cada módulo se enfrentariam em um quadrangular para definir o campeão brasileiro.
No entanto, Flamengo e Internacional, campeão e vice do Verde, recusaram-se a participar e o Sport, que bateu o Guarani, foi declarado campeão brasileiro. Os pernambicanos e os paulistas foram os representantes do País na Libertadores de 1988. No entanto, sempre ficou no ar a dúvida de quem seriam o real campeão daquele ano.
Contando com o título de 1987, o Flamengo teria chegado a cinco nacionais em 1992, mas, pela polêmica, a taça especial não foi entregue. Em 2007, o São Paulo conquistou seu quinto título e a questão voltou à tona e ganhou mais força. Desde lá, os times brigam pelo prêmio.
No ano passado, o Flamengo foi campeão brasileiro e se declarou hexa. O Sport, revoltado, informou que iria processar todos que publicassem ou dissessem que o rubro-negro carioca era seis vezes campeão nacional.
Com Lancepress!
http://esportes.terra.com.br/futebol/estaduais/2010/noticias/0,,OI4381158-EI14489,00-CBF+entrega+taca+das+bolinhas+ao+Sao+Paulo.html




quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

ADIVINHAÇÕES



As adivinhas ou adivinhações são desafios em forma que perguntas. Quem nunca ouviu "o que é, o que:" e não se surpreendeu com as questões aparentemente sem pé nem cabeça e com suas respostas interessantes?

Veja algumas retiradas do livro Bazar do Folclore de Ricardo Azevedo:

I
O que é, o que é:
É perigosa de armar
Sempre é melhor não entrar
Ninguém gosta de perder
Todo mundo quer ganhar?
II
O que é, o que é:
Que coisa, que coisa é
Passa a vida na janela
E mesmo dentro de casa
Está fora dela?
III
O que é, o que é:
Costuma chegar na hora
Às vezes vem de repente
Quando vive dá trabalho
Só morta fica contente?
IV
O que é, o que é:
É água e não vem do mar
Nem na terra não nasceu
Do céu ela não caiu
Todo mundo já lambeu?
V
O que é, o que é:
São luzes mas não têm fio
São quietas e agitadas
Se dormem durante o dia
A noite passam acordadas?

Respostas: briga, botão, fome, lágrima, estrelas

Azevedo, Ricardo. Bazar do Folclore. São Paulo: Ática, 2001

O CEGO E O DINHEIRO ENTERRADO


Um cego muito econômico guardava suas moedas em casa e, temendo os ladrões, resolveu esconder seu tesouro no quintal. Cavou um buraco ao pé de uma árvore, debaixo da raiz, e deixou seu denheiro bam disfarçado.

Sucedeu que um seu visinho, vendo-o ir tão cedo para o fundo do quintal, acompanhou-o, descobrindo o segredo. Qaundo anoiteceu, voltou à árvore e furtou todo o dinheiron que o cego enterrara.

Pela manhã, o dono veio, tateando, verificou ter sido roubado. Como não resolvia chorar ou queixar-se, fingiu não ter sido visitado pelo ladrão e começou a pensar em uma forma de readquirir seu dinheiro sem barulhos.

Foi procurar o vizinho e lhe falou, por aqui assim: - "Vizinho, nesse tempo ninguém pode terconfiança senão em si mesmo, apesar dos dentes morderem a língua e ambos viverem juntos. Juntei minhas economias e escondi num pé de árvore ali no meu quintal, pensando ser lugar bem seguro. Acabo de receber um dinheiro que emprestara e vim pedir conselho a você. Guardo tudo junto ou levo esse dinheiro para a cidade?"

O vizinho pensou logo e pegar todo o dinheiro do cego e aconselhou-o que deixasse tudo, no mesmo canto já antigo. E Logo que escureceu, correu e foi levar o que tirara na noite anterior, para o cego não desconfiar. Cobriu tudo de areia, alisou e retirou-se. Mais tarde, o cego procurou o cantinho velho e tomou posse do seu dinheiro ali restituído pelo vizinho que sonhava ficar com tudo.

E, quando o ladrão voltou, encontrou apenas o buraco oco, sem um níquel sequer.

CASCUDO, Luis da Camara. Literatura oral no Brasil. Belo Horizonte: Itariaia, 1984. p.303

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Supermercado alemão cria a ‘loja do futuro’


Loja reproduz sons e aromas da natureza
Uma loja da rede de supermercados Metro, da Alemanha, passou a ser conhecida como a “loja do futuro” por usar as últimas tendências do setor. O supermercado Real usa a tecnologia RFID para monitorar os seus produtos por radiofrequência. Etiquetas podem rastrear o movimento de produtos e os estoques. Para clientes em busca de inspiração, a loja tem uma central culinária que imprime receitas na hora.

A peixaria emprega as últimas técnicas para atrair clientes: sprays de óleos aromáticos do teto e sons do litoral, como gaivotas e ondas. Na loja , a peixaria usa sons e imagens do mar para atrair clientes De quebra, um aplicativo para celulares de última geração permite que clientes criem uma lista de compras e simplesmente leiam o código de barra dos produtos. Depois, é só passar o celular no caixa e pagar.

‘Laboratório’

Avanços tecnológicos também permitem que os consumidores possam pagar suas compras com o celular, após armazenar os códigos de barra dos produtos desejados.

– A ideia é que a filial seja um laboratório vivo para testar com os clientes os mais novos conceitos, produtos e tecnologias. Se forem aprovados aqui, eles são implantados em outras lojas da rede – afirmou Gerd Wolfram, diretor-executivo da rede Metro.

Na Alemanha, os clientes parecem aprovar o supermercado do futuro da rede Metro. Desde que foi aberta, em 2008, as vendas da loja cresceram 15% e o número de clientes, 20%.

fonte: http://correiodobrasil.com.br/supermercado-alemao-cria-a-loja-do-futuro/208637/

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Centro das Tapioqueiras do Eusébio


O Centro das Tapioqueiras fica na estrada CE-040 (Costa do Sol Nascente), um pouco antes da entrada do Beach Park. O lugar é muito interessante pois lá se reunem as melhores tapioqueiras da região, que antigamente trabalhavam na estrada. O lugar possui estacionamento fácil e você pode escolher onde comer os mais variados tipos de tapiocas, pratos regionais e lanches, enfim um lugar prazeroso para passar o fim de tarde com os amigos.

Tapiocas gostosas e quentinhas. Voltando de uma das praias da Costa Sol Nascente, no finalzinho da tarde, ou de uma farra, em Fortaleza e arredores, depois das 5h da manhã, a dica é passar no Centro das Tapioqueiras do Eusébio (município colado em Fortaleza). A iguaria muito típica do Ceará é uma espécie de panqueca branquinha e macia feita de massa de mandioca, assada em forno à lennha ou carvão. No local, é possível perceber que fazer tapioca é realmente uma arte. Saindo do tradicional, as tapioqueiras fazem a guloseima combinando vários sabores de recheio, como carne-do-sol, queijo, nata, caranguejo, ovo, camarão, bacon etc. Quem quer adoçar a vida, tem opções de pedir tapioca com recheio de chocolate, leite condensado, banana assada, e outras inúmeras combinações.

Em estilo rústico, o Centro das Tapioqueiras conta com 26 boxes, banheiros e estacionamento para cerca de 50 veículos. O ambiente é aconchegante e o cheiro predominante é de tapioca e de café. Os fogões e fornos à lenha dão toque especial que conserva ainda mais o produto, herança indígena do cearense. Quem vai ao local pode acompanhar como a tapioca é preparada pelas tapioqueiras que têm mais de 20 anos de experiência no ramo.

Não esqueça de pedir para tomar São Geraldo, o refrigerante de Caju. Pode ser estranho, mas é muito bom!

SERVIÇO:
Centro das Tapioqueiras
Eusébio - CE
Km 10, CE-040
Fone: (85) 34741326



FONTE:http://www.route777.com.br/2009/09/centro-das-tapioqueiras-do-eusebio.html