quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

ICÓ Cidade Histórica do Ceará

Matéria especial do programa "Diário Regional", da TV Diário do dia 2/01/2012 sobre o patrimônio arquitetônico de Icó.

TV Diário destaca arquitetura histórica de Icó.


Posted by Yuri Guedes on 08:47 in  | 0 comentários

Passear pela História de Icó através de sua arquitetura. Este foi o desafio apresentado em matéria do programa "Diário Regional", da TV Diário, do dia 2 de janeiro de 2012. A matéria abordava sobre os destinos de quem está de férias no Ceará.

Apesar do curto tempo [2 minutos], as imagens de Icó apresentadas aos telespectadores enchem os olhos e apontam para um potencial a ser explorado, o turismo cultural e histórico.
http://www.fabriciomoreira.com/2012_01_01_archive.html

Escritor resgata fatos pitorescos do município

Clique para Ampliar
O livro “Icó - Suas Histórias Nossas Lembranças”, de autoria de Chiquinho Peixoto, será lançado amanhã, às 17 horas, na Livraria Arte e Ciência, em Fortaleza (Rua Major Facundo, nº 954, Centro). A obra já foi lançada em Icó, em fevereiro. Agora, o escritor espera reunir a comunidade de sua terra natal que mora na Capital.

Segundo Chiquinho Peixoto, o livro objetiva resgatar histórias pitorescas envolvendo figuras populares de Icó. Porém, há trechos que são reminiscências da infância e juventude do autor.

Ele explica que muitos fatos publicados no livro fazem parte da memória de Icó. Seus amigos e parentes lhe solicitaram reunir os mais interessantes na publicação.

Entre eles está o que se refere a um batismo feito pelo então vigário da Paróquia, padre José Alves de Macedo.

Os pais da criança deram-lhe o nome de “Ugeraldo”, já que ele nasceu no dia de São Geraldo. Porém, como todos os filhos tinham nomes iniciados pela letra “U”, foi feita a escolha inusitada.

“Foi quando o nosso querido vigário sugeriu, então, com certa indignação e num rasgo de ironia: — Bom, já que vocês gostam tanto da letra U, por que não botam o nome do infeliz de Urubugeraldo, que tem três us?”, conta o autor na crônica “O Batismo do Urubu”.


fonte:http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=177600

22.07.2004