quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Dilma na ONU: Veja dá o tom da manipulação


Sempre achei que a imprensa brasileira em geral mostra, na maioria das vezes, aquilo que ela quer mostrar e fica com o discurso de informação imparcial. Com essa foto da reportagem da revista Veja [tucana] sobre o discurso de Dilma na ONU eu acabei tendo a certeza.

=============================================

Veja não exibiu Dilma discursando na Assembleia da ONU e o título da matéria revela preocupação com as eleições 2014. É possível que a revista sinta falta dos tempos em que o Brasil era caracterizado pela subserviência a Washinfonte: 

FONTE: 

 

manipulação veja dilma onu
As abordagens da imprensa ao discurso de Dilma na ONU (Reprodução – Jornal CGN)
Que a grande mídia brasileira está em processo acelerado de perda de credibilidade não é novidade, mas Veja se esforça para decretar a falência definitiva.
Matéria sobre o discurso de Dilma na ONU foi ilustrada por Veja com uma imagem que não retrata o momento do discurso.
A revista da editora Abril também sugere preocupação com 2014 no título da notícia.
É possível que a revista sinta falta dos tempos em que o Brasil era caracterizado pela subserviência a Washington
Se alguém queria saber o significado da tão propalada expressão “a grande mídia brasileira manipula”, eis um bom exemplo.



segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Você sabe o que é Hiperdontia?

Hiperdontia é quando nasce dentes em excesso na boca, que fogem da arcada dentária tradicional. Confira à seguir algumas fotos.

Hiperdontia1
Essa foto te assusta? Calma, não é nada demais, quer dizer é algo fora do comum, mas também não há motivo para pânico. A Hiperdontia é quando o número de dentes presentes na boca cresce fora do normal. Esses dentes em excesso que saem fora da arcada dentária são os chamados: Supranumerários.
hiperdontia4
Esse problema ainda intriga muitos médicos que não sabem qual a causa do problema. Suspeita-se que os dentes em excesso apareçam devido a hereditariedade e fatores ambientais, mas ainda nada pode ser comprovado. O tratamento e muito complexo e doloroso.
hiperdontia
O pior de sofrer com esse problema é que esse excesso de dentes pode causar sérios problemas a saúde da pessoa incluindo cistos e tumores.
Hiperdontia3
hiperdontia5



FONTE:
http://www.sempreativo.com/voce-sabe-o-que-e-hiperdontia/

quinta-feira, 12 de setembro de 2013

PELA PAZ NA SÍRIA


986,128 assinaram. Vamos chegar em 1,000,000

ACESSE AGORA:


 Caros amigos, 

Há poucas semanas, as crianças nesta foto foram assassinadas com gás enquanto dormiam, mas parece que o mundo as esqueceu e se perdeu em um debate entre um ataque aéreo dos EUA na Síria ou fazer nada. Agora há um lampejo de esperança de um fim pacífico para estes massacres.

A guerra sangrenta na Síria tem sido fortalecida pela rivalidade entre o Irã, o principal apoiador de Assad, e os EUA e seus aliados. Mas esse abominável ataque com armas químicas mudou o discurso deles: o novo presidente do Irã condenou o uso de gás e Obama sinalizou que trabalharia com "qualquer um" para solucionar o conflito. Vamos convocar com urgência ambos os líderes para sentar à mesa de negociações e reunir os dois lados do conflito antes que mais vidas sejam perdidas.

Neste exato momento, os tambores da guerra estão soando para a Síria, mas se muitos de nós garantirmos que Hassan Rouhani, presidente do Irã, e Obama saibam que o mundo quer uma diplomacia ousada, podemos acabar com esse pesadelo para milhares de crianças sírias, aterrorizadas pela ameaça de novos ataques de gás. Não temos tempo a perder. Clique agora para juntar-se ao nosso apelo urgente -- quando atingirmos um milhão de assinaturas, entregaremos esta petição diretamente aos dois presidentes:
http://www.avaaz.org/po/solution_for_syria_loc/?bMUYXeb&v=29114

A guerra na Síria é uma das mais brutais da nossa geração e o ataque com armas químicas contra civis inocentes é o pior que o mundo já viu nos últimos 30 anos. O mundo tem a obrigação de proteger a população síria do extermínio, mas por dois anos a comunidade internacional ficou vergonhosamente emperrada e fracassou nessa tarefa. Agora, apesar das provas contundentes de que as forças de Assad estão por trás do ataque, os apoiadores da Síria semearam dúvidas quanto a isso e, cautelosa quanto à guerra, a comunidade internacional se mostra insegura quanto a uma intervenção humanitária. Estas negociações são uma nova chance para por um fim ao derramamento de sangue.

Sempre se acreditou que os Estados Unidos nunca iriam querer dialogar com o Irã e que o Irã nunca iria ajudar os EUA a resolver a crise na Síria, mas atualmente há indícios de mudanças e esperança. O presidente Obama pode até lançar um ataque aéreo, mas ele não possui o apoio para declarar guerra e está buscando uma solução de longo prazo. 130 membros do Congresso americano estão pedindo que Obama converse com o Irã. E o apoio de pessoas de todo o mundo a esta saída diplomática pode levá-lo a estabelecer um diálogo.

Ahmadinejad, o ex-presidente do Irã, gastou bilhões com o envio de dinheiro e armas para o regime de Assad. Mas agora o novo presidente, Hassan Rouhani, foi eleito com a promessa de estabelecer vínculos com o Ocidente e é a favor de um acordo político com a oposição síria. O ataque químico está desgastando o apoio do público iraniano ao Assad, despertando memórias dolorosas do ataque de gás do Iraque contra o Irã no início dos anos 80 e fontes internas afirmam que há uma pressão crescente para que o apoio do Irã a Assad seja repensado. Este pode ser o ponto crítico para levar Rouhani à mesa de negociações.
O diálogo não vai fazer com que os horrores parem da noite para o dia, mas não existe uma solução rápida e fácil. Precisamos urgentemente começar um processo que pode por um fim ao assassinato de crianças inocentes e unir a população mundial, ao invés de nos afastarmos uns dos outros ainda mais. Vamos fazer com que os EUA e o Irã comecem o diálogo agora: http://www.avaaz.org/po/solution_for_syria_loc/?bMUYXeb&v=29114

Em Genebra, um roteiro para o processo de paz na Síria já foi iniciado, mas esta é a primeira vez em que há vontade política para deixar de lado todas as diferenças e sentar-se à mesa de negociações. O Irã é o único país no mundo com influência suficiente sobre a Síria para levar a ditadura ao diálogo. A Rússia, outro país que é um aliado essencial do regime de Assad, também disse estar disposta a discutir soluções diplomáticas. E os EUA, com seus aliados no Oriente Médio, pode convencer a oposição síria a juntar-se às negociações.

Foi preciso o horror da Segunda Guerra Mundial para que a ONU e a Declaração Universal dos Direitos Humanos surgissem. Talvez o horror na Síria possa finalmente levar os EUA e o Irã, com seus presidentes moderados, a dialogar sobre suas diferenças de longa data e construir as fundações para uma paz mais duradoura para a Síria e para a região, com consequências para uma série de questões globais, da proliferação de armas nucleares à paz entre Israel e Palestina. A nossa comunidade tem apoiado o povo sírio desde o começo. Agora, mais do que nunca, eles precisam de nós. Vamos dar o nosso melhor.

Com esperança,

Alice, Luis, Ian, Emily, Bissan, Antonia, Ricken, Lisa, Mais e toda a equipe da Avaaz

PS: Muitas campanhas da Avaaz foram criadas por membros da nossa comunidade! Crie agora a sua campanha sobre qualquer tema - local, nacional ou global: http://www.avaaz.org/po/petition/start_a_petition/?bgMYedb&v=23917


Mais informações:

Síria oferece oportunidade para negociações entre EUA e Irã (em inglês)(Al Monitor)
http://www.al-monitor.com/pulse/originals/2013/08/syria-opportunity-iran-us-talks.html

Rouhani reconhece que armas químicas levaram a mortes na Síria (em inglês) (Reuters)
http://www.reuters.com/article/2013/08/24/us-syria-crisis-iran-idUSBRE97N06P20130824

Preocupação com Irã pode levar EUA a intervir na Síria (WSJ)
http://online.wsj.com/article/SB10001424127887323906804579037513562370886.html

EUA planejam ataque de três dias contra a Síria, segundo jornal (RFI)
http://www.portugues.rfi.fr/mundo/20130908-estados-unidos-planejam-ataque-de-tres-dias-contra-siria-segundo-jornal

Cúpula termina com G20 dividido sobre ataque à Síria (DW)
http://www.dw.de/c%C3%BApula-termina-com-g20-dividido-sobre-ataque-%C3%A0-s%C3%ADria/a-17072426

Não, o Irã não precisa de Assad (em inglês)(The Atlantic)
http://www.theatlantic.com/international/archive/2013/09/no-iran-doesn-t-need-assad/279340/ 

 Aos presidentes Barack Obama e Hassan Rouhani:

Enquanto cidadãos de todos os cantos do mundo, horrorizados com o massacre de crianças inocentes na Síria, exigimos que V. Exas coloquem de lado suas diferenças e encontrem uma solução diplomática para trazer todos os lados do conflito sírio à mesa de negociações, estabelecer um cessar-fogo e alcançar a paz. V. Exas estão em uma posição única para ajudar a encontrar uma solução e um avanço diplomático ambicioso é o caminho. Exigimos que V. Exas busquem esta saída e comecem a salvar vidas.

Acorde para vencer



Não deixe que nada afete seu espírito.
Envolva-se pela música, cante e ouça.
Comece a sorrir mais cedo.
Ao invés de reclamar quando o relógio despertar, 
 agradeça pela oportunidade  de acordar mais um dia.
O bom humor é contagiante; espalhe-o, fale de coisas boas, 
 de saúde de sonhos, de amor.

Não se lamente!!!
Ajude as outras pessoas a perceberem 
o que há de bom dentro de si.
Não viva emoções mornas ou vazias.
Cultive seu interior, 
 extraia o máximo de pequenas coisas.
Seja transparente e deixe que as pessoas 
 saibam que você as estima e precisa delas.
Repense os valores e dê a chance 
 de crescer e ser mais feliz.

Tudo que merece ser feito, merece ser bem feito.
Torne suas obrigações atraentes, 
tenha garra e determinação. Mude, opine, ame o que faz.
Não trabalhe só por dinheiro e sim 
pela satisfação da missão cumprida.
Lembre-se de que nem todos 
têm a mesma oportunidade.

Pense no melhor, trabalhe pelo melhor e espere o melhor.
Transforme seus movimentos em oportunidades.
Veja o lado positivo das coisas 
e assim tornará seu otimismo uma realidade.
Não inveje. Admire!!!
Sinta entusiasmo com o sucesso alheio, 
 como seria com o seu próprio.

Idealize um modelo de competência 
e faça sua auto avaliação 
para saber o que lhe está faltando para chegar lá.
Ocupe seu tempo crescendo, 
desenvolvendo suas habilidades e seu talento.
Só assim não terá tempo de criticar os outros.
Não acumule fracassos e sim experiências .

Tire proveito dos seus problemas 
 e não se deixe abater por eles.
Tenha fé e energia, acredite!!!
Você pode tudo que quiser.
PERDOE !!
Seja GRANDE para os aborrecimentos, 
 POBRE para a raiva, FORTE para vencer o medo e 
FELIZ para permitir momentos felizes.
Não viva só para o trabalho.

Tenha outras atividades paralelas 
como esportes, leituras, cultivar amigos.
O trabalho é uma das contribuições que damos à vida, 
mas não se deve jogar nele 
 todas as nossas expectativas de realizações.
Finalmente, ria das coisas à sua volta, 
 de seus problemas, de seus  erros, ria da vida.
E... ame! Antes de tudo, a você mesmo!

A GENTE COMEÇA A SER FELIZ 
QUANDO É CAPAZ

(Autor desconhecido)

Uma vida de paz eu te desejo.

quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Vereador propõe multa de R$ 100 a fortalezense que jogar lixo na rua


Projeto de lei foi inspirado no Programa Lixo Zero, implantado no Rio de Janeiro


Começou a tramitar na Câmara Municipal de Fortaleza um projeto de lei de autoria do vereador Capitão Wagner (PR) que prevê multa de R$ 100 para quem jogar lixo nas ruas e avenidas da Capital. Todo o valor arrecadado seria destinado ao Fundo Municipal de Limpeza Urbana. A proposta já foi enviada para as comissões na última quarta-feira (4).

Vereador diz querer mudar cultura de muitos fortalezenses acostumados a jogar lixo em vias públicas FOTO: ALEX COSTA
O projeto ainda propõe que, na hipótese do infrator se recusar a assinar o auto de infração, o autuante poderá solicitar auxílio de força policial. O valor da multa também será corrigido, anualmente, pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo Especial (IPCA).
A ideia foi inpirada, segundo o Capitão Wagner (PR), no Programa Lixo Zero implementado no Rio de Janeiro. Para o vereador, a medida seria responsável por dar início a um mudança na cultura de uma parte da população fortalezense acostumada a deixar o lixo fora dos equipamentos destinados a ele.
"A propositura em apreço possui o condão de iniciar no município de Fortaleza a mudança de cultura da população, com educação e punição aos infratores que jogarem lixo fora de lixeiros", justificou o vereador.
Como funciona o Programa Lixo Zero
No Rio de Janeiro, somente nas 10 primeiras horas com esse programa em funcionamento, 110 pessoas que jogaram lixo nas ruas do Centro carioca foram multadas. A maior parte dos infratores foram obrigados a pagar multa de R$ 157 por ter descartado bituca de cigarro no chão.
A prefeitura do Rio de Janeiro começou o programa no último dia 20 de agosto. As multas variam de R$ 157 a R$ 3 mil, dependendo do tamanho do produto que foi descartado.
Ao verificar uma irregularidade, o gari aborda o cidadão e informa sobre a infração. Ele pede o CPF da pessoa e o guarda municipal emite a multa, utilizando um computador com impressora portátil. O cidadão precisa depois imprimir um boleto bancário pela internet para fazer o pagamento, sob o risco de ter seu nome inscrito no Serasa e no Serviço de Proteção ao Crédito.
Caso a pessoa não tenha um documento com o número do CPF, deverá apresentar a carteira de identidade e informar, verbalmente, o número do CPF. A informação é confirmada na mesma hora pelo computador portátil do guarda municipal.
Se o cidadão se negar a apresentar qualquer documento, ele será levado a uma delegacia, para que seja feito o registro de ocorrência.

 http://diariodonordeste.globo.com/noticia.asp?codigo=365900

Profissionais do Mais Médicos começam a atender em Fortaleza

A diarista Socorro Souza dos Santos, de 46 anos, elogiou o atendimento feito por Isaías Arcanjo na Vila Manoel Sátiro

O missionário (e médico) Isaías Arcanjo é um dos 15 profissionais que começaram a atender em Fortaleza pelo programa federal
notícia 0 comentários


FÁBIO LIMA



Compartilhar

Isaías Arcanjo plantou ontem uma semente dividida em 22 partes. Praticante do preceito da profissão como missão, o médico que já passou por vários interiores do Brasil, atendendo quem precisa, começou ontem a trabalhar na Unidade de Atenção Primária da Saúde (Uaps) Viviane Benevides, na Vila Manoel Sátiro, Regional V.

O mineiro é um dos 15 profissionais do programa Mais Médicos que realizaram os primeiros atendimentos nesta quarta-feira em Fortaleza. No caso de Isaías, foram 22 os perguntar-ouvir-tocar-auscultar - todos mediados por simpatia e sorrisos. Elementos que, para ele, fazem parte da missão. “Se todo médico a gente pudesse conversar assim… E tem que ser assim. Porque você chegar num consultório e pegar um médico abusado ninguém merece”, elogiou Socorro Souza dos Santos, 46, a última paciente do primeiro dia de serviço. A diarista já nem lembrava quando visitara pela última vez um médico. Na consulta, constatou que o coração está pronto para se apaixonar - como definiu o médico.

“Trabalhar no SUS (Sistema Único de Saúde) tem que ser uma escolha missionária. E Medicina tem que ser sacerdócio. Não pode ser simples ganho de vida nem ganho mercadológico”, ensina Isaías, que atuou também pelo Programa de Valorização dos Profissionais na Atenção Básica (Provab), também federal.

Antes de chegar a Fortaleza, o médico morava em Aracaju. “Trabalhava no Hospital de Urgência de Sergipe. Cheguei lá, tinha 36 crianças com fratura precisando de cirurgia e não tinha quem fizesse. Eu pedi licença pro diretor pra olhar as crianças, operei e fiquei lá um tempo”, relembra. Além de Minas Gerais e de Sergipe, trabalhou em cidades da Bahia. Era da baiana Itajuípe, inclusive, o jaleco vestido ontem pelo médico. Não havia um com o nome “Fortaleza” bordado para ele usar.

Desafios

As faltas na infraestrutura são desafio para a atuação no programa Mais Médicos, diz Isaías. Nebulizador, por exemplo, não tem na Uaps Viviane Benevides. Nem prontuário dos pacientes. “O serviço precisa ter visão de acompanhamento horizontal. Não existe também um contato com os outros serviços”, comentou o médico, referindo-se a unidades da atenção secundária e ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

Além disso, é preciso, para ele, uma mudança de cultura no trato paciente-médico. “Achei as pessoas mais agressivas. Talvez seja necessidade de ser agressivo e achar que conquista as coisas na força. Quando, na verdade, quem sentar comigo vai ver que é diferente. A forma de eu abordar as pessoas é mais light, mais alegre”, reconhece.

A família do médico deve se mudar, em breve, para Fortaleza. Os Arcanjos mineiros ficarão enquanto a missão do patriarca for válida. “Se não for para ajudar não dá certo, aí eu não posso ficar. Porque certas coisas são básicas. Se não der, a gente junta as malas, olha pra Deus e pergunta: tem mais algum lugar aí? Amazonas, Amapá, Roraima, Goiás… Onde jogue a semente e ela possa brotar. É por isso que eu participo desses programas”.

ENTENDA A NOTÍCIA

Profissionais brasileiros são os primeiros a atuar no programa Mais Médicos. Em Fortaleza, são 15 trabalhando nas Regionais III e V. Todos recebem bolsa no valor de R$ 10 mil (líquido), além de moradia e alimentação.

Serviço
Programa Mais Médicos
Saiba mais sobre o programa do Governo Federal:is.gd/lW00hW

Saiba mais

Cinco profissionais começaram, ontem, a atender pelo programa Mais Médicos em Juazeiro do Norte, no Cariri.
 Segundo a assessoria de comunicação da prefeitura de Juazeiro do Norte, os profissionais atuarão em unidades de saúde dos bairros João Cabral, Franciscanos, Salesianos e Frei Damião.
 Os médicos são de Juazeiro do Norte.

http://www.opovo.com.br/app/opovo/cotidiano/2013/09/05/noticiasjornalcotidiano,3123783/profissionais-do-mais-medicos-comecam-a-atender-em-fortaleza.shtml

LER É UMA AVENTURA -> JEGUE LITERÁRIO!

 
Quem quer fazer, se vira! e faz, se torna exemplo, motiva outros a também se movimentar.

Por trás desta atitude de iniciativa e decisão existe algo imponderável: a certeza de livro faz bem, entretém, instrui e diverte, daí a desejar partilhar tudo isso pode estar a um passo. ou um quilômetro de distância.

  O jeito é ir a passo de jegue, mas sempre
:)
ESSE RAPAZ, COM SUA ATITUDE SINGELA, PORÉM INOVADORA E DE FIBRA, ESTÁ FAZENDO MAIS PELA EDUCAÇÃO E CULTURA DO QUE MUITOS POLÍTICOS, SECRETÁRIOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO E OUTROS "ESPECIALISTAS" BRASILEIROS. ELE, SIM, TEM MEU RESPEITO!

quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Cientistas afirmam que homofóbicos têm desejo sexual pelo mesmo sexo


Um antigo estudo, de 15 anos atrás, da Universidade da Georgia (EUA) diz que “A homo­fo­bia está apa­ren­te­mente asso­ci­ada à exci­ta­ção homos­se­xual”. Os pes­qui­sa­do­res apon­tam porém “que o indi­ví­duo homo­fó­bico des­co­nhece ou nega” essa excitação.
Antes de tudo, os espe­ci­a­lis­tas per­gun­ta­ram a homens hete­ros­se­xu­ais o quão con­for­tá­veis eles se sen­tiam ao redor de homens gays. Com base nes­ses resul­ta­dos, divi­di­ram os volun­tá­rios em dois gru­pos: os que exi­biam sinais de homo­fo­bia (com 35 par­ti­ci­pan­tes) e os defi­ni­ti­va­mente não-homofóbicos (neste, eram 29, no total). Aí come­çou o teste.
Todos os homens foram colo­ca­dos em sali­nhas pri­va­ti­vas para assis­tir a vídeos “quen­tes”, de qua­tro minu­tos cada: um mos­trava cenas de sexo entre um homem e uma mulher; outro, entre duas mulhe­res; e o último, entre dois homens. Enquanto a ses­são se desen­ro­lava, um apa­re­lho, ligado ao pênis de cada par­ti­ci­pante, media o nível de exci­ta­ção sexual de cada um. A enge­nhoca, segundo os cien­tis­tas, era capaz de iden­ti­fi­car a exci­ta­ção sexual sem confundi-la com outros tipos de exci­ta­ção (como ner­vo­sismo ou medo).
Eis os resul­ta­dos: enquanto assis­tiam aos vídeos de sexo hete­ros­se­xual ou lés­bico, tanto o grupo homo­fó­bico quanto o não-homofóbico tive­ram “aumento da cir­cun­fe­rên­cia do pênis”. Em outras pala­vras, gos­ta­ram do que viram. Mas durante o fil­mi­nho gay “ape­nas o grupo homo­fó­bico exi­biu sinais de exci­ta­ção sexual”, afirma o estudo. Pois é, eles até dis­se­ram que pre­fe­riam man­ter dis­tân­cia dos gays. Mas, opa, seus pênis con­ta­ram outra história.

FONTE:

terça-feira, 3 de setembro de 2013

Infertilidade masculina tem pouca relação com cueca apertada ou celular no bolso: Entenda como é feito o diagnóstico do problema e quais as principais causas


A infertilidade conjugal é sempre um tema delicado, devido aos problemas emocionais que entremeiam esta situação. E nem todos os homens estão preparados para sequer pensarem que o problema pode ser com deles, e não da esposa. Não é raro encontrarmos um casal em que o marido só se dispõe a procurar um urologista após a esposa ter sido submetida a vários exames, e não ter sido diagnosticada nenhuma patologia que as impeça de conceber.  A avaliação da infertilidade masculina tem que responder a três perguntas:
  • Esse homem é infértil?
  • Qual a causa desta infertilidade?
  • Como tratar o problema?
No passado deu-se muito valor a hábitos de vida que pudessem expor os testículos a temperaturas mais elevadas. Hoje não se dá muita importância a esses fatores.
A avaliação do homem começa com um balanço da sua história pregressa, para tentar detectar alguma doença que pode provocar o problema (por exemplo, uma infecção dos testículos). Após esta anamnese, o exame dos testículos deve ser realizado para então o urologista averiguar se eles são normais ou se estão atrofiados. Além disso, é verificado ainda se há presença de varicocele, uma doença que dilata as veias dos testículos e que pode afetar também na produção dos espermatozóides. A ultrasonografia da bolsa escrotal ajuda consideravelmente nesta análise médica.
Entretanto, o exame mais importante é o espermograma. Neste, o esperma é analisado, e diversos parâmetros, como o número e a qualidade dos espermatozóides, são avaliados e considerados para um prognóstico. As causas da infertilidade são várias, porém vou me deter nas principais e de como evitá-las. Algumas causas de infertilidade podem ser detectadas logo na infância ou na adolescência, e devem ser tratadas o quanto antes.

Mitos podem atrapalhar o diagnóstico na idade adulta

Em alguns casos, a causa da infertilidade não é tão evidente e, em tais situações, o tratamento nem sempre é fácil na hora de definir a conduta terapêutica. No passado deu-se muito valor a fatores como cuecas apertadas ou a outros hábitos de vida que pudessem expor os testículos a temperaturas mais elevadas, próximas à temperatura do corpo. Hoje não se dá muita importância a esses fatores. Outras situações como o ciclismo, usar o celular no bolso da calça ou tomar banho de água quente são conjecturas sem evidências científicas significativas que comprovem a relação dessas com a infertilidade masculina.

Doenças que podem causar infertilidade

A criptorquidia (cripto = escondido, orquidos=testículo) é a ausência dos testículos na bolsa escrotal, e este diagnóstico é feito pelo simples exame físico. Na maioria das vezes o testículo existe, porém está localizado fora de sua posição normal, geralmente na região da virilha. A colocação do testículo na bolsa é um procedimento cirúrgico (orquidopexia) e que deve ser realizado antes que ele sofra danos irreversíveis.
A varicocele (varizes nas veias que drenam as estruturas da bolsa escrotal) também pode ser diagnosticada ainda no início da puberdade, e o tratamento, também cirúrgico, deve ser realizado quando há possibilidade da varicocele dificultar o desenvolvimento que ocorre no testículo durante a adolescência.
Já no homem adulto, o tratamento da infertilidade vai depender do agente que produz esta alteração. Quando há atrofia testicular severa provocada, por exemplo, pela falta de tratamento adequado da criptorquidia, dificilmente haverá melhora da fertilidade. Nesta faixa etária a varicocele deverá ser operada se ela existir, e também se houver indícios desta alteração ser a causa do problema.

Como prosseguir com o tratamento?


O tratamento da infertilidade requer que o casal tenha paciência para esperar pelos resultados da terapia proposta. E se considerarmos que todo o processo de formação, maturação e finalmente a ejaculação dos espermatozóides demora 75 dias em média, esse é o tempo para que se perceba a eficácia ou não de um tratamento, através de um novo espermograma, a partir do momento que este tratamento é realizado.
É sempre difícil conter a ansiedade dos cônjuges durante esta espera. Há que se administrar bem este processo todo. O advento dos procedimentos de fecundação assistida veio para atender à expectativa dos casais. Essas técnicas, de maior ou menor complexidade dependendo da gravidade da situação, permitiu que os casais, mesmo os com alterações mais graves e de difícil tratamento, pudessem ter filhos. Converse sempre com seu urologista, ou procure um se tiver alguma dúvida.

FONTE: