sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

LAGOA DE MESSEJANA - FORTALEZA CE










A Lagoa da Messejana localiza-se no bairro da Messejana, em Fortaleza, estado do Ceará, no Brasil. Esta faz parte da bacia do Rio Cocó.

O seu espelho d'água tem 33,7 hectares e um volume de mais de 865 mil metros cúbicos de água[1] constituíndo-se na segunda maior lagoa da cidade.


A beleza da Lagoa de Messejana, localizada no bairro de mesmo nome, está unida a uma estátua de Iracema, que foi entregue em 2004, durante as comemorações dos 278 anos de Fortaleza e 175 do escritor cearense José de Alencar, com 12 metros de altura e 16 toneladas. A escultura faz parte do projeto Iracema - A Musa do Ceará, que homenageia o artista.

A escultura é fabricada em fibra de vidro e revestida com resina uretânica, criando uma pele de resina que deve durar pelo menos cem anos. O rosto do projeto foi inspirado numa jovem e criado através de um programa de computador. O calçadão da lagoa também recebeu modificações, com nova iluminação, além da luz artística que ilumina Iracema. Dez placas temáticas ao redor do espelho d´água onde a personagem se encontra contam, ainda, a história da mesma. O bairro é um dos mais antigos da cidade e cenário da obra de José de Alencar.

O seu espelho d´água emoldura a maior estátua de Iracema de Fortaleza. A figura representa a personagem imortalizada pela pena de José de Alencar, e as suas formas foram inspiradas, conforme um concurso para esse fim, nas da modelo brasileira Natália Nara.

Natália Nara de Oliveira Ramos (Fortaleza, 24 de setembro de 1983) é uma modelo, atriz e apresentadora de televisão brasileira. Ficou notável por ter sido eleita por concurso para modelo da estátua de Iracema que foi erigida na Lagoa da Messejana em Fortaleza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário