quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Estudo de caso aplicado ao Magazine Luiza: processos de gestão de pessoas como estratégias de diferenciação no mercado de varejo


1. INTRODUÇÃO
Uma empresa que deseja manter-se competitiva em um mercado cada vez mais disputado deve avaliar e reavaliar constantemente suas estratégias, visando aumentar sua força competitiva. Avaliar estratégias é algo complexo, que exige experiência e, normalmente, inclui a revisão e atualização dos processos sobre os quais uma organização baseia suas atividades. Dentre todos os processos que movem uma organização, os processos de gestão têm, sem dúvida, grande relevância, já que são responsáveis por grande parte dos demais processos que conduzirão as ações da empresa.
Revisar os processos de gestão de uma organização não é novidade. Desde as primeiras empresas, surgidas a partir da Revolução Industrial, preocupa-se com processos que movem negócios. Se no passado a preocupação com a Indústria Têxtil podia ser tratada por um longo período de tempo, hoje essa preocupação se reflete em organizações de diversos segmentos com rapidez e intensidade bastante diferentes. Além disso, frequentemente as revisões de processos afetam os trabalhadores, e atualmente o zelo pelo bem-estar das pessoas nas organizações do mundo ocidental é bem diferente do que era no passado.
Dentre os diversos processos de gestão, um que ganha destaque neste cenário é o de gestão de pessoas. Destaca-se por que a capacidade adaptativa de uma empresa às diversas mudanças nos demais processos está diretamente ligada à forma como as pessoas se adaptam a eles, internalizando-os e pondo-os em prática no seu dia-a-dia.
Algumas empresas destacam-se na gestão de pessoas e são reconhecidas publicamente por este trabalho. O prêmio Luiz Carlos Campos, oferecido pela ABRH, é um exemplo deste reconhecimento, pois torna pública a informação sobre as empresas que se empenharam e que, de alguma forma, se destacaram nessa área.
Dentre essas empresas, destacamos o Magazine Luiza. Empresa brasileira fundada em 1957, é a terceira maior rede de varejo do Brasil atualmente. Neste trabalho estudaremos um pouco mais sobre os processos de gestão de pessoas nesta Companhia.

2. O MAGAZINE LUIZA É UM BOM LUGAR PARA SE TRABALHAR?

Muitos são os indícios da preocupação do Magazine Luiza com as pessoas que compõem seu quadro funcional. Dentre eles, destacamos a carta da presidente, Luiza Helena Trajano, abertamente divulgada no website da organização:

[...] buscamos sempre fazer o melhor para surpreendê-lo, encantá-lo e tê-lo sempre como nosso cliente e amigo.
Acreditamos que a força está nas pessoas.
Anúncios Google

Temos uma equipe alinhada, feliz e comprometida e somos uma empresa moderna, dinâmica [...]. Mas o nosso maior diferencial são as pessoas.

Nesta carta, podemos perceber que a presidente vincula as ações de atração e retenção de clientes às pessoas que compõem sua equipe. Perceba que o objetivo explicitado é surpreender, encartar e manter o cliente, chamado de amigo para estreitar a relação. Para atingir este objetivo, ela diz acreditar que a força (da empresa) está nas pessoas. Dessa forma, podemos perceber uma proximidade entre a manutenção dos clientes e o desenvolvimento de sua equipe.
Neste trecho também cabe perceber as três adjetivações que ela faz a equipe. Uma equipe alinhada, ou seja, que compreende os objetivos e as estratégias da empresa e que, por isso, se torna feliz e comprometida. É esta equipe que fará da organização uma "empresa moderna, dinâmica".
Os objetivos expressos no website parecem se concretizar em ações de Recursos Humanos no interior da organização. Dentre estas ações, destaca-se o Encontrão, que é um evento organizado pela empresa a cada dois anos para reunir todos os colaboradores, incluindo os terceiros. O objetivo deste encontro é estreitar os laços existentes, inclusive com a diretoria, proporcionando um clima mais ameno e agradável dentro dos espaços de trabalho.
Todas estas ações parecem dar resultados. Em 2007, a empresa era considerada uma das dez melhores empresas para se trabalhar no Brasil há dez anos consecutivos. Com uma política de Recursos Humanos baseada na valorização das pessoas e na crença de sua evolução, a rede varejista desenvolve vários programas de incentivo à qualidade de vida, à capacitação técnica e à evolução pessoal.
Outro ponto que merece destaque são as ações de comunicação da empresa: com um rádio, um canal de TV e um portal de intranet, ela garante aos colaboradores o acesso às informações e às diretrizes estratégicas da Companhia, além de viabilizar treinamentos e programas de capacitação.
Além disso, com programas que oferecem bolsas de estudo, ajuda às mães, participação nos lucros e até mesmo viagens internacionais a colaboradores que se destacam, o Magazine Luiza já conquistou inúmeros prêmios na área de gestão de pessoas.
Como todos estes benefícios, incentivos e programas voltados para o desenvolvimento profissional e pessoal, o Magazine Luiza parece um bom lugar para se trabalhar.

3. A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DE PESSOAS NA ESTRATÉGIA DO MAGAZINE LUIZA E O IMPACTO EM SEUS RESULTADOS
Pelas informações divulgadas no website, os processos de gestão de pessoas têm resultados diretos nos resultados do Magazine Luiza. Uma pesquisa realizada em 2005, por exemplo, coletou informações com os colaboradores sobre ações que funcionaram e não funcionaram no decorrer daquele ano. Estas informações foram aproveitadas na elaboração do Planejamento Estratégico de 2006, que foi divulgado para todos em um seminário de posicionamento estratégico, conduzido pela presidente da empresa.
Em 2010, a presidente do Magazine Luiza divulgou a intenção de triplicar seu faturamento, saindo dos 5 bilhões em 2010 para 15 bilhões em 2015 ao ano, através do aumento do faturamento bruto e da aquisição de outras empresas. Tudo isso mantendo seu atual processo de gestão de pessoas, marca da empresa.
Em 2011 a empresa abriu seu capital, captando R$ 925,785 milhões no seu IPO. Neste processo, mais uma vez pode-se perceber o cuidado da empresa com seus colaboradores: eles tiveram 15% de desconto sobre o preço da ação no momento da aquisição, incentivando, desta forma, a participação deles em seu processo de expansão.

4. CONCLUSÃO

Entendendo que todo benefício social para seus colaboradores aumenta sua produtividade e a reposiciona de modo favorável em um mercado cada vez mais competitivo como o do varejo, a Rede Magazine Luiza prossegue com seu modelo de Gestão de RH.
De certo que todas as informações apresentadas neste estudo de caso foram colhidas no website da empresa, ou seja, tratam-se de informações oficiais da Companhia. Talvez uma pesquisa de campo trouxesse outros resultados à tona, mostrando sensíveis diferenças entre aquilo que se publica e aquilo que efetivamente acontece no dia-a-dia do negócio.


REFERÊNCIAS

BESSI, Vânia Gisele, HOMEM, Ivana Dolejal, OLTRAMARI, Andréa Poleto. (2009). A gestão de pessoas e seus mecanismos de sedução em um processo de aquisição. Rev. adm. contemp. vol. 13 no 2. Curitiba abr./jun 2009.
SANTOS, Julio Cesar de Souza. Como e quando surgiram as primeiras empresas? http://meuartigo.brasilescola.com/administracao/administracao-cientifica-um-breve-historico.htm, acessado em 30/04/2011.
http://www.brasileconomico.com.br/, acessado, em 30/04/2011.
http://www.magazineluiza.com.br, acessado em 30/04/2011.
FONTE: http://www.artigonal.com/administracao-artigos/estudo-de-caso-aplicado-ao-magazine-luiza-processos-de-gestao-de-pessoas-como-estrategias-de-diferenciacao-no-mercado-de-varejo-4810989.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário