quinta-feira, 19 de julho de 2012

"Dio, Come Ti Amo"



                            Dio_come_ti_amo theme

Este filminho (incrivelmente nítido) nos mostra a cantora Gigliola Cinquetti (nascida em 20/12/1947), em início de carreira como atriz, no filme ‘Dio, Come ti Amo’.

Gigliola Cinquetti (que canta a canção-tema, no final apoteótico, quando seu amado (Mark Damon), já dentro do avião, prestes a decolar, ouve, pelo alto-falante, Gigliola no aeroporto a cantar. O público feminino vinha abaixo neste momento.

No filme, Gigliola Cinquetti canta ainda ‘Non no l’età’ (de Panzeri e Salerno, com a qual – ainda com 16 anos – venceu o ‘Festival de San Remo/1964).

Com ‘Dio, Come ti Amo’ (de Domenico Modugno), Gigliola tornaria a vencer esse Festival, em 1966.

Quando o filme, ainda na década de 60, foi exibido no Brasil, tornou-se grande sucesso de bilheteria. A bela música italiana era adorada na época.

As duas músicas do filme embalaram muitos jovens enamorados.

Quando foi exibido no Brasil no final da década de 60, Dio, Come Ti Amo levou multidões às salas de cinema. As músicas "Dio, Come Ti Amo" e "Non ho l'età" embalaram o romance e os "bailinhos" de muitos jovens enamorados da época. A inesquecível cantora Gigliola Cinquetti interpreta bela e inocente jovem de família pobre que se apaixona pelo noivo rico de sua melhor amiga. Emocionados com a paixão da moça, seus familiares a fazem se passar por uma princesa para que ela possa viver este romance impossível.

A primeira vez que assisti esse filme eu deveria estar lá com meus 12 anos, achava muito estranho o fato de ver no final do filme, aquele monte de garotas com lencinhos na mão e fungando como se a febre do feno tivesse atacado a todas que estavam presentes naquela sala de cinema. Mas não negava para mim mesmo o quanto Gigliola Cinquetti me comovia com sua beleza e doçura na qual se apresentava nesse filme.

Nunca declarei abertamente por muitos anos que adorava esse filme e a cantora em si, é claro, tinha que manter uma certa aura de durão e machão. Mas hoje, sem vergonha nenhuma digo: "Deus, como te amei, Gigliola Cinquetti".





Elenco:
 
    Gigliola Cinquetti    ...     Gigliola Di Francesco
    Mark Damon    ...     Luis
    Micaela Pignatelli    ...     Angela (como Micaela Cendali)
    Antonio Mayans    ...     Gianni
    Trini Alonso      
    Antonella Della Porta  
    Carlo Croccolo    ...     Gennaro
    Félix Fernández        (como Felix Fernandez)
    Carlos Miguel Solá        (como Carlos Miguel Sola)
    Carlo Taranto      
    Juan Velilla      
    Rosita Yarza        Mãe de Gigliola
    Raimondo Vianello    ...     O principe
    Nino Taranto    ...     Pai de Gigliola 


Nenhum comentário:

Postar um comentário