quinta-feira, 1 de julho de 2010

PENSO, LOGO EXISTO



PENSO, LOGO EXISTO.
Por: Geraldo Mota Valintim

O filósofo francês René Descartes (pronunciado "decárte") escreveu essa frase em latim: Cogito, ergo sum.

Ele quis dizer que o fato de pensar assegura à mente o fato da própria existência psicológica. Em outras palavras, quando ela se dá conta de que está pensando, pode ter certeza de que existe.
Explicações metafóricas, sempre tão utilizadas para darmos maior poder de assimilação ou tentamos persuadir aos outros a ampliar os horizontes do conhecimento: Platão e o Mito da Caverna, Shakespeare suas metáforas “ser ou não ser, eis a questão” ou "Existem mais coisas entre o céu e a terra do que sonha a nossa vã filosofia."

Estamos limitados ao nosso estado evolutivo, digam-se de passagem, ainda primitivos em nossas conclusões, embora muitos queiram admitir que sejam sábios e donos da verdade.
A verdade está atrelada ao grau evolutivo de cada ser, então a verdade que eu defendo é apenas um ponto de vista momentâneo e que mais tarde eu poderei revogá-la ao ampliar os horizontes do conhecimento.

A vida macrocósmica e microcósmica são verdades absolutas até um novo cientista descobrir um equipamento de maior alcance ou a descoberta de novos planetas e galáxias ou ainda novas divisões atômicas.
O mundo vai acabar. Afirmação de muitos credos. O que é o mundo para você o que é mundo para mim? A maioria diria que a terra é o nosso mundo, mas a terra é um simples grão de areia, uma poeira cósmica pairando aobre o espaço sideral.Outros diriam que o mundo está dentro de cada um de nós e cada um cria o seu mundinho, outros ainda diriam que o mundo é o universo imensurável e infinito.
Se nos tele transportássemos a outras dimensões, planeta s ou galáxias longínquas não saberíamos nem se a terra existe no universo porque visualmente ela não existiria. Há anos luz não teríamos nem tempo de concluir a viagem, porque não estaríamos vivos fisicamente ao retornar ao planeta Terra.

Falamos de tempo, mas o que é o tempo senão uma convenção de acordo com o ponto de partida do qual nos encontramos. A nossa medida de tempo é limitada ao nosso planeta terra, ou seja, é um ponto de referência para medir o nosso tempo.

O que é verdade realmente para nós seres humanos? Na maioria das vezes, dono da verdade por achar-se em condição de fazer julgamentos precipitados, diante do orgulho que nós mesmos não reconhecemos como possuidores.
O Planeta terra atualmente está em processo rápido de transformação. Os sinos já soaram e alertas já foram dados em encontro s mundiais por apelos para que salvemos o planeta do processo de devastação do qual se encontra atualmente. O descongelamento das camadas glaciais torna-se freqüente, mas os corações endurecidos e orgulhosos em defesa apenas do material, de suas potencias mundiais não quer abrir espaço para novas negociações em que os mais ricos possam colaborar para redução de emissão de gases poluentes.

O Planeta Terra, diante de novas tecnologias, avança para um processo de vigilância em todos os níveis da sociedade. A globalização dos meios de comunicação aproximou gregos de baianos, abrindo um portal de esperança para que, apesar das diferenças religiosas e raciais possamos nos aproximar de forma fraternal e pacífica, independentemente de poder aquisitivo. O espaço está aberto, ainda limitado é claro, mas com inúmeras possibilidades a exemplo do que hoje podemos rapidamente nos comunicar com o mundo, criarmos nossos mecanismos de comunicação e mesmo não sabendo uma nova língua, rapidamente consultamos um tradutor e expressamos nossa mensagem aos recantos do mundo.

Qual a nossa pretensão como seres humanos habitantes de um planeta que visivelmente falando é único no universo, se pensar limitado nosso raciocínio lógico?
Ao jogar um minúsculo papel ao solo, sem um mínimo de escrúpulos porque todo mundo faz assim e eu serei o único que farei diferente, prefiro deixar tudo como está apesar de mais tarde verificar que a minha casa está inundada com a enchente por causa de milhões de papeizinhos que entupiram os esgotos, mas direi: foram os outros, eu não fiz nada de errado, eles poluem, eles sujam, eles picham e eu? Ah, eu não!

São muitas questões a se discutir e vários pontos de vista a se examinar.
Somos simples mortais, materialmente falando, existem vários planetas em nosso sistema solar e muitas outras galáxias estão sendo descobertas, mas a maioria ainda acredita apenas no que vê e limita-se a achar que só há vida no planeta terra.
Voltemos ao passado: Muitos foram queimados vivos em fogueiras ou condenados à morte por não desistirem à quebra de paradigmas. Limitados à matéria, a maioria ainda admite que apenas haja vida em nosso planeta, porque estão limitados à visão terrena ou porque ainda não se provaram o contrário ou porque tentaram provar ao contrário, mas ainda não os convenceram.

Ao admitirmos que: As maravilhas do nosso planeta são apenas cópias mal elaboradas de outra dimensão bem mais evoluída e bela; que as músicas, as artes são apenas intuições e viagens atrais feitas por seres que já viveram em outras dimensões e que voltaram para lá, deixo um ponto de interrogação: Afinal, quem somos? De onde viemos? Para onde vamos?

Um comentário:

  1. Seria Preciso Uma Inteligência Infinita Existente Antes do Big Bang para assim Despertá-lo. João Guilherme

    Não há nada então que seja feito senão por essa inteligência, essa inteligência está presente em todo o cósmico está em todo o Universo, essa inteligência é o Deus Onipotente Onisciente e Onipresente, Sabedoria Infinita, Harmonia Infinita, Amor Infinito. Somos Feitos a Imagem e Semelhança desta Inteligência, então o que somos senão Pensamento? Tudo o que se manifesta em nossas vidas, se manifesta através de nossos pensamentos. por isso a expressão “PENSO LOGO EXISTO” de René Descartes, Por isso “Só sei que Nada Sei” por Sócrates, por isso “Conhece-te a ti mesmo” por Sócrates novamente. Consegue Ver?

    Quando Deus Cria, Ele Cria com Amor, este é o Milagre, então não há nada que não seja Bem.

    A Humanidade está em Profundo Pesadelo, Criando Suas Próprias Doenças, suas próprias Enfermidades. Que fique bem Claro. Temos tanto Livre-Arbítrio que Criamos Ilusões e sem Querer nos perdemos nela.

    Não Existe Pecado.

    O que Existe são as Duas Formas de Pensar:

    Uma te da Vida e Eternidade

    A Outra te Mata.

    Pensem Nisso.

    ResponderExcluir