sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Labirintite: terapia ajuda o organismo a recuperar o equilíbrio corporal


Pessoas que sofrem constantemente com tonturas ou vertigens, sintomas típicos de alguma disfunção do sistema vestibular, como as labirintopatias ou labirintites, como são popularmente conhecidas, já tem à disposição uma terapia eficaz e que pode dispensar o uso de medicamentos: a reabilitação vestibular ou labiríntica.

A terapia que consiste em uma série de exercícios feitos com os olhos, a cabeça, o corpo e manobras, em alguns casos específicos, têm a missão de ‘reeducar’ o organismo a voltar a ter equilíbrio corporal, sendo um dos mais efetivos métodos da atualidade. A fonoaudióloga Carla Marineli explica que através da terapia o sistema é forçado a voltar a funcionar corretamente e, dessa forma, permite que a pessoa pare de ter tonturas ou desequilíbrio corporal.

Especialistas estimam que em mais de 90% dos casos de labirintopatias, os exercícios de reabilitação poderão beneficiar o paciente. A indicação da terapia independe da idade ou da gravidade do problema no labirinto, mas deve ser feita sempre por um profissional especializado, depois do diagnóstico correto da doença e personalizada a cada caso.

Saiba mais
Segundo o médico otorrinolaringologista Magno Peixoto, o labirinto é o órgão que vai detectar os nossos movimentos da cabeça e corpo e mandar sinais para a estrutura central. Lá, os sinais serão processados junto com as informações visuais e de postura corporal para que o espaço seja mapeado. “É desta forma é que estabelecemos o nosso equilíbrio corporal”.

Onde encontrar a reabilitação vestibular ou labiríntica:
OTOS PLASTICLINIC
End: Rua Carolina Sucupira, 1151. Dionísio Torres.
Tel.: (85) 3457.8288

Com informações da jornalista Vanessa Darj

Dica: Agência da Boa Notícia - (fone: 85 3224 5509)
http://www.boanoticia.org.br/noticias_detalhes.asp?Cod=3619

Nenhum comentário:

Postar um comentário