sábado, 6 de julho de 2013

CINE HOLLIÚDY - Filme cearense com legendas vira fenômeno de bilheteria

 

13/08/2013 - 11h18


RODRIGO SALEM
DE SÃO PAULO


A comédia "Cine Holliúdy", do cearense Halder Gomes, tornou-se um fenômeno de bilheteria. E nem mesmo precisou estrear em São Paulo e Rio, os maiores circuitos de cinema do Brasil.
Segundo os números do Filme B, portal que analisa o mercado cinematográfico brasileiro, o filme atraiu cerca de 23 mil pessoas no fim de semana de estreia (em apenas dez salas do Ceará), alcançando a maior média de público do período no país: 2.293 espectadores por sala, contra 961 de "Os Smurfs 2", campeão de renda geral e segundo lugar na média.


Divulgação
Cena do filme "Cine Holliúdi", de Halder Gomes
Cena do filme "Cine Holliúdi", de Halder Gomes
Os números se revelam ainda mais fantásticos se comparados aos do campeão de bilheteria do ano, "Homem de Ferro 3", que teve uma média de público de 1.470 pessoas por sala em sua estreia, em abril. A média de "Cine Holliúdy" é similar à de "Tropa de Elite 2" e "Os Vingadores", dois megasucessos de bilheteria.
A comédia filmada por somente R$ 1 milhão foi lançada apenas no Ceará e em três dias foi responsável por 44% do público nos cinemas da capital do Estado, faturando R$ 268 mil.
A estratégia do lançamento foi proposta pela distribuidora Downtown ao diretor Halder Gomes. "O pessoal da Downtown viu o filme e gostou, mas propôs o desafio de testar primeiro no Ceará, porque é um produto novo, diferente", conta o cineasta.
COM LEGENDAS
Ainda é cedo para medir o tamanho do sucesso do longa, falado em "cearensês" e legendado em português para facilitar o entendimento do público, mas os especialistas afirmam estar diante de uma produção fora da curva.
"O filme é um fenômeno, nunca vi algo parecido. Mas a extensão do sucesso ninguém sabe dizer. Os exibidores acham que ele pode chegar aos 500 mil espectadores", afirma Paulo Sérgio Almeida, diretor do Filme B. "Ainda é preciso ver como ele será vendido no resto do país."
Gomes diz que a comédia será lançada em 50 salas em outras cidades do Nordeste, em 30 de agosto, apesar de ainda não ter ideia de quando entra em circuito no Sudeste.
"Nossa expectativa era de fechar a carreira do filme com 100 mil ingressos vendidos em todo o Brasil, mas agora tudo isso mudou. Faremos isso apenas no Ceará. Semana que vem, teremos mais três salas no Estado e devemos chegar aos 45 mil pagantes. Se o resto do Nordeste acompanhar o sucesso, chegaremos a São Paulo em meados de setembro", diz o diretor.
A estratégia de lançamento também teve uma ajudinha de um campeão de bilheteria. "A Downtown colou o trailer do nosso filme em 'Minha Mãe É uma Peça' e as pessoas riam de passar mal. Foi inteligente."
05/08/2013 13h17 - Atualizado em 05/08/2013 14h11
fonte:
http://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/2013/08/1325689-filme-estreia-apenas-no-ceara-e-vira-fenomeno-de-bilheteria.shtml 

Com legendas em português, 'Cine Holliúdy' estreia nesta sexta no CE

Comédia de Halder Gomes entra em cartaz primeiro em Fortaleza.
Longa traz vocabulário em 'cearensês', humor e arte marcial.



Do G1 CE

Comente agora


Edmilson Filho e Miriam Freeland (Foto: Divulgação)Edmilson Filho e Miriam Freeland (Foto: Divulgação)
Com um amplo vocabulário do autêntico “cearensês”, humor, referências às artes maciais, história do cinema e do Ceará, o diretor Halder Gomes, de “As Mães de Chico Xavier”, reavivou o cenário e as memórias da infância no município de Senador Pompeu, a 275 km de Fortaleza, filmando o longa-metragem “Cine Holliúdy”. O filme com legendas em português entra em cartaz nesta sexta-feira (9) no Ceará e, nas próximas semanas, seguirá em exibição em outros estados do país.
''Cine Holliúdy” retrata as exibições mambembes de cinema no interior do Ceará na década de 1970, no período em que a popularização da TV começava e ameaçava os cinemas nas pequenas cidades. Nesse contexto, Francisgleydisson, interpretado por Edmilson Filho, resolve lutar para manter viva a paixão pela sétima arte, com criatividade e o humor cearense.
O filme é inspirado no curta-metragem “Cine Holliúdy – O Astista Contra o Caba do Mal”, que venceu o Edital no Ministério da Cultura de Curtas-Metragens em 2004. O curta foi visto em 80 festivais de 20 países e ganhou 42 prêmios. “Nos festivais, os críticos me animaram e falaram que tinha que fazer um longa-metragem desse filme e, realmente, tinha muito material para isso”, afirma Halder Gomes.
Até deixar o longa-metragem pronto, o cearense, formado em Administração de Empresas que começou no cinema como dublê de luta em Los Angeles, coproduziu o filme “Bezerra de Menezes - O Diário de um Espírito” (2008), produziu "Área Q" (2011) e dirigiu “The Morgue” (2008) e “As Mães de Chico Xavier” (2011).
Poster oficial do filme (Foto: Divulgação)Poster oficial do filme (Foto: Divulgação)
Em 2010, “Cine Holliúdy” foi rodado nas cidades de Fortaleza, Pacatuba e Quixeramobim, todas no Ceará. No elenco, uma combinação de atores locais, nacionais e internacionais formou os 40 personagens da história e que fazem parte da memórias do diretor. “Cine Holliúdy é muito mais que um filme. É uma homenagem ao cinema, à música e ao Bruce Lee”, diz Halder Gomes, mestre em taekwondo.
Além do protoganista Edmilson Filho, que também é faixa preta em taekwondo, o filme conta também com Miriam Freeland, Roberto Bomtempo, Rainer Cadete, João Netto, Karla Karenina, Jorge Ritchie, Falcão, Rambú Coti, Ari Shelock, Haroldo Guimarães e Fernanda Callou. A atriz Fiorella Mattheis, estreando no cinema, a atriz internacional, Angeles Woo, filha do diretor chinês, John Woo, e o cantor Marcio Greyck fazem participações no filme.
Como o próprio diretor avisa, o longa é cheio de referências. “A cena que ele (Márcio Greyck) participa foi toda feita com nomes e letras das músicas dele. Quem é fã vai reconhecer. Ele faz parte da trilha sonora da minha vida”, justifica.
Universal
O diretor acredita que “Cine Holliúdy” traz a autêntica cearensidade. Antes de estrear, o filme é sucesso na internet e redes sociais. Em um canal de vídeos, o trailler, com as legendas em português, teve mais de 189 mil visualizações. “Nós gostamos de nos ver como nós somos. O nordestino, o cearense cansou de ver tentativas que não nos representam. Por isso, o filme tem caído tanto no encanto do público. Somos um todo, mas temos nossas diferenças ”, explica.

Mesmo com todo o regionalismo e humor cearense, Halder Gomes reforça que “Cine Holliudy” tem uma temática universal. “O curta-metragem foi o maior laboratório. Ele despertou uma curiosidade absurda. A universalidade foi testada de Bangkok, na Tailândia, passando por Ouro Preto, até os críticos dos festival de São Paulo. O filme fala para qualquer lugar, é uma grande crônica da nossa forma de olhar as coisas”.
Elenco e equipe do filme (Foto: Divulgação)Elenco e equipe do filme (Foto: Divulgação)
Em um caldeirão de tipos, que representa bem a heterogeneidade brasileira, os personagens  ajudam a contar essa crônica e, ao mesmo tempo, a história de Halder. “O Francisgleydson pra mim é um alter ego. Representa a dificuldade de fazer cinema. Você tem de fazer de tudo, de uma ponta à outra.  Ele traz também a determinação da arte macial, da disciplina e perseverança em enfrentar as dificuldades. Ele tem a paixão pelo cinema por exibir e eu tenho tenho a paixão por fazer. O Francisgleydson é muito de nós, que acredita, que muitas vezes é nômade, ousado”, define.
Com um baixo orçamento, roteiro autoral e um modelo de distribuição diferente dos blockbusters, “Cine Holliúdy” deve ultrapassar as divisas do estado ainda no mês de agosto. De acordo com Halder, o filme já tem demanda de várias salas do Brasil. "Até duas semanas depois da estreia, o longa vai estar em mais 22 salas do Norte e Nordeste. Em setembro, deve chegar às outras regiões".
'Cine Holliúdy'
Ficha Técnica
Duração: 91 minutos
Diretor/produtor/roteirista: Halder Gomes
Produtores executivos: Halder Gomes, Dayane Queiroz
Produtor Associado: Edmilson Filho
Diretora de Fotografia: Carina Sanginitto
Diretora de Arte: Juliana Ribeiro
Figurino: Jô Fontelles
Som direto: Alfredo Guerra
Mixagem: Érico “Sapão” Paiva
Montagem: Helgi Thor
Efeitos visuais: Marcio Ramos
Música original: Herlon Braz
Coreógrafo: Edmilson Filho

“Cine Holliúdy” traz o jeito cearense de fazer cinema e promete invadir o mundo

Com linguajar regionalizado, filme ganha projeção na internet e já é aguardado ansiosamente pelo público


Protagonista Francisgleydisson
Protagonista Francisgleydisson é um típico cearense. Foto. Divulgação

Os cearenses, estes que, como dizem por aí, podem ser encontrados em toda parte, invadiram, também, os cinemas. No dia 9 de agosto, o longa-metragem “Cine Holliúdy”, dirigido pelo cineasta Halder Gomes, chega às telonas e traz ao público as desventuras de Francisgleydisson, um apaixonado pela sétima arte que insiste em abrir uma sala de cinema no interior do Ceará, na década de 70 – época em que a televisão era a grande novidade nas pequenas cidades. “Não dizem que os cearenses vão dominar o mundo? Pois, então, vamos começar pelo cinema!”, brinca Halder, natural de Senador Pompeu, cidade do Sertão Cearense.

Click e Ouça a entrevista completa com Halder Gomes e Edmilson Filho:
 



O filme, conta o cineasta, é um resgate de suas memórias de infância e daquilo que Hollywood representava para ele na época. “É uma Hollywood de pessoas que vivem no interior do Ceará, numa cidade perdida no meio do nada, mas que, mesmo assim, chega com sua influência.”, relata.

Inspirado no premiado curta “O Astista Contra o Caba do Mal”, Cine Holliúdy abusa do “cearensês” como elemento vivo de nossa cultura e tem em Francisgleydisson, interpretado por Edmilson Filho, um retrato do nordestino desbravador que luta por aquilo acredita. Para compor o personagem, Edmilson diz que ser cearense foi condição fundamental. “Ser do Ceará foi o meu principal foco de inspiração. Saber do que o cearense gosta, para que as pessoas se vejam na tela”, conta.
Apesar de quase estrangeiro de tão próprio da cultura local, o sotaque presente na película não parece ser uma barreira no diálogo com o público de outros estados e países. Exibida no Festival de Bangkok, a história de Francisgleydisson conseguiu arrancar gargalhadas da plateia tailandesa. “Eles conseguiram ver humor no que a gente fez”, afirma Edmilson, que mora em Los Angeles e já apresentou a Hollywood cearense aos amigos americanos. “Eles riem e gostam da mesma forma. O filme traz um tipo de humor que para eles é até inovador”, completa.
Em exibições fora do Estado, Halder costuma entregar à plateia um glossário de cearensês com palavras da nossa “gramática”. Segundo ele, isso causa uma aproximação maior do público com o enredo. “As pessoas guardavam com o maior carinho do mundo, discutiam as gírias na fila e ao final, saíam falando aqueles jargões”.

Filme virou febre nas redes sociais
O trailer oficial de Cine Holliúdy, que já conta com mais de 155 mil acessos, virou sucesso dentro e fora das redes sociais e vem dando os primeiros passos para repetir o êxito nas salas de cinema. A identificação imediata do público pode ser explicada pela forma como o cearense – e o nordestino, de maneira geral -, é apresentado no filme: longe de estereótipos e sotaques genéricos.

cine_n
Filme traz uma galeria de personagens característicos do interior nordestino Foto: Divulgação

“As pessoas se identificaram porque é diferente das tentativas de mostrar o cearense através de personagens que não tem nada a ver com o Ceará e com o Nordeste. Tentam inserir um sotaque que não é de ninguém em personagens com trejeitos que não pertencem a nenhum de nós.”, critica Halder. Para o cineasta, quando o espectador se reconhece na tela de forma legítima, assume, também, o compromisso de divulgador. “As pessoas se tornaram verdadeiros cabos eleitorais do filme.”, comemora.
Além de aspectos da cultura cearense, o filme traz um núcleo de personagens que cercam o universo de todo interior nordestino, como o cego Isaías, interpretado pelo cantor Falcão, que vai ao cinema acreditando ter ido assistir a um filme pornô e Lhé Gué Lhé, vivido pelo humorista João Netto, um bêbado que faz de tudo para conseguir beber de graça. “Outro dia, vi uma matéria na internet que o título era ‘Cine Holliúdy – Filme feito no Ceará, com a cara do Maranhão’”, comenta Edmilson. “É a verdade que o filme traz. Ele é muito verdadeiro em relação ao que a gente é, não só como cearense, mas como nordestino e até brasileiro mesmo”.

Do perfil de meu amigo Edmilson Filho, grande astro de Cine Holliúdy. Cearense até a última gota do arre égua!

Esta acontecendo algo que eu já esperava, mas não tinha certeza. O filme Cine Holliúdy vai levar gente para o cinema que nunca foi ao cinema ou não vai a mais de 20 anos.O que será isso? Um Fenômeno ou será que a gente(nordestino puro sangue) gosta de se ver na tela? O fato é que dia 9 de Agosto, temos uma estréia de um filme que no minimo, no minimo tem um trailer bom que só comida de mãe. Um filme que está ai pela luta de um Diretor faixa preta em todos os sentidos Halder Gomes de uma cinematografia linda da Carina Sanginitto e de um elenco e equipe que botou foi com gosto de gás. Eu sou suspeito de falar, mas vocês sabem que o "astista" não mente e sim o caba do mal é que não entende direito. 

OUÇA ENTREVISTA :


http://www.verdinha.com.br/entretenimento/cine-holliudy-traz-o-jeito-cearense-de-fazer-cinema-e-promete-invadir-o-mundo/


Em 10/07/2013 às 21h08

"Cine Holliúdy": Filme feito no Ceará, mas com a cara do Maranhão; Veja trailer


RSS

image

Pouca gente sabe, mas no próximo mês vai estrear um filme que é a cara do Nordeste. A cara do Maranhão. Cine Holliúdy, está sendo divulgado amplamente em todo o país nas salas onde estão sendo exibidos o filme Minha Mãe É Uma Peça. O filme baseado em curta-metragem de mesmo nome que foi grande sucesso de público, crítica e premiado em vários festivais será lançado em todo o país com pompa de grande sucesso.  

O filme ganhou a atenção de grandes produtoras e distribuidoras do país, como a Paris Filmes e a Downtown Filmes, que ficarão responsáveis pela distribuição em todo o país. Pelo trailer dar pra ter uma ideia de como o filme vai fazer muito sucesso, principalmente no Nordeste. 

O longa conta a história de Francisgleysson (Edmilson Filho) e suas peripécias para tentar exibir um filme no interior do Ceará, na década de 70. 

A direção fica por conta de Halder Gomes. No elenco, nomes como Mirian Freeland, Karla Karenina, Fiorella Martins e os comediantes Falcão e João Netto. A estreia de Cine Holliúdy acontece dia 09 de agosto.

 fonte: http://www.painelpop.com/noticia/detalhe/342/cine-holliudy-filme-feito-no-ceara-mas-com-a-cara-do-maranhao-veja-trailer
  
Reginauro Sousa

Cineasta Halder Gomes detalha aspectos do filme em entrevista


Publicado em 11/07/2013, às 06h00

Ernesto Barros

Cineasta Halder Gomes / Divulgação

Cineasta Halder Gomes

As virações de Francisgleydisson, dono de um cinema de ponta de rua, no interior do Ceará, nos anos 1970, vão matar de rir quem comparecer ao Cinema da Fundação, às 18h30 desta quinta-feira (11/07), para assistir à pré-estreia da comédia cearense Cine Holliúdy, de Halder Gomes. O filme é uma coleção de memórias do cineasta, que aprendeu a fazer cinema como dublê de lutador nos Estados Unidos. Ele gosta de fazer filmes falados na língua do povo. Em Cine Holliúdy, é preciso que o espectador leia antes um glossário de “cearensês” para entender o que os personagens falam, como ele explica nesta entrevista. Após a exibição, o cineasta participa de um debate com a participação do público. 
JORNAL DO COMMERCIO – Francisgleydisson já havia aparecido no curta que deu origem ao longa. Você conheceu alguém parecido com ele ou ele é uma mistura de muitas pessoas, inclusive você?
 

HALDER GOMES – Ele é uma pequena referência aos exibidores dos cineminhas que conheci na infância, na década de 1970, somado ao espírito batalhador, nômade e desenrolado dos nordestinos. É também uma metáfora do esforço e da multiplicação de funções necessárias aos realizadores brasileiros para fazerem seus filmes.
JC - A julgar pelos inúmeros prêmios e festivais internacionais em que Cine Holliúdy participou, além do fato de se tratar de uma história local e falada quase num dialeto, o filme tem um empatia muito grande com os espectadores. Como você explica isso?
 

GOMES – O trailer entrou online e em poucos dias passou dos 100 mil acessos, além de uma grande expectativa, percebida nos comentários pra lá de empolgados do público. Acredito que se deve ao cansaço dos nordestinos e, particularmente, dos cearenses, de se verem nas telas sempre de forma caricata e com sotaques de uma “língua” que não é a nossa.
 
JC – Para facilitar o entendimento, o filme terá legendas em algumas partes. Tem como o espectador se preparar, lendo um glossário, por exemplo, para curtir melhor o filme? Ou isso não tem importância?
 

GOMES – O filme é falado em “cearensês” ou “cearês”, como queiram chamar, e terá legendas em português. O glossário traz um apanhado de algumas palavras da nossa gramática, como “Ispilicute”, por exemplo, que vem do inglês “She’s pretty cute”, que significa “bonitinha, faceira”. Sim, o glossário agrega uma curtição a mais à novidade da diversidade linguística do Brasil no cinema.

 http://jconline.ne10.uol.com.br/canal/cultura/cinema/noticia/2013/07/11/comedia-cearense-cine-holliudy-em-destaque-no-cinema-da-fundacao-89504.php

Divulgado trailer oficial de "Cine Holliúdy"

Filme baseado em curta-metragem premiado chega aos cinemas em agosto

Foi divulgado o trailer de "Cine Holliúdy", filme baseado em curta-metragem de mesmo nome que foi grande sucesso de público, crítica e premiado em vários festivais.  O longa conta a história de Francisgleysson (Edmilson Filho) e suas peripécias para tentar exibir um filme no interior do Ceará, na década de 70.

A direção fica por conta de Halder Gomes. No elenco, nomes como Mirian Freeland, Karla Karenina, Fiorella Martins e os comediantes Falcão e João Netto. A estreia de "Cine Holliúdy" acontece dia 09 de agosto.

O filme retrata de forma hilária, romântica, lúdica e nostálgica as exibições mambembes de cinema no interior do Ceará, na década de 70, no período em que a popularização da tv iniciava a sentença final aos cinemas nas pequenas cidades.

Entrevista com Halder Gomes, diretor do filme 'Cine Holliúdy' 


Elenco em momento de descontração: Roberto Bomtempo, Karla Karerina, Edmilson Filho, João Netto, Falcão, e outros....

Filme rodado em Pacatuba, no Ceará. Fala de um apaixonado pelo cinema que vive com sua familia de exibições e causa um "furdunço na cidade" que ainda não tinha chegado a televisão. O elenco e o linguajar só assistindo prá ver. Impagável.

  

 5 de novembro de 2012

CINEMA. Hálder Gomes vence o Festcine

Minha foto

Hálder Gomes é um cabra da peste. Cineasta indo e voltando - já rodou filme até em Hollywood - e tem uns títulos assim de fazer inveja a qualquer diretor competente. Pois o danado num ganhou o 3º Festcine Maracanaú. Ô bixim bom. Sou fã dele e tô mordido porque as salas exibidoras não abrem espaço para divulgar os títulos dele - claro, 'As mães de Chico' e outros da série espiritual foram exibidos e renderam - mas, por que não mostrar o 'Cine Hulliúdy', vencedor do Festival de Cinema Digital e Novas Mídias? Vamos aos vencedores:  
NOVAS MÍDIAS
Pesque e Pague - Ricardo Rodrigues (RJ)
MELHOR CURTA – MOSTRA RODOLFO TEÓFILO
Memórias vivas - Direção coletiva – Curso Educando o Olhar (CE)

CURTA METRAGEM

Melhor Curta: Seu Arlindo Vai à Loucura -  Raoni Reis Novo (SP)

Melhor DiretorBruno Laet -  O Brasil de Pero Vaz caminha (RJ)
Melhor FotografiaLeonardo Feliciano - A arte de andar pelas ruas de Brasília (DF)
Mlehor Ator:  Mauro Mendonça - Seu Arlindo Vai à Loucura (SP)
Melhro Atriz: Rosamaria Murtinho, Seu Arlindo Vai à Loucura (SP)
Melhor Trilha: Davi Moraes e Zé Ricardo
Música Fado Tropical de Chico Buarque de Hollanda e Ruy Guerra
com os autores e em gravação especial de Arnaldo Antunes -  O Brasil de Pero Vaz caminha (RJ)
Melhor Roteiro: Luiza Favale, Marcus Vinicius Vasconcelos, Nadia Mangolini, Vanessa Reis, de Realejo (SP)
Júri Popular: Furico & Fiofó - Fernando Miler  (SP)
Menção Honrosa:  JUS – Marcelo Dídimo (CE)

LONGA METRAGEM

Melhor Longa - Cine Holliúdy - Halder Gomes  (CE)

Melhor Diretor - Cine Holliúdy - Halder Gomes (CE)
Melhor Fotografia - Roberto Henkin – O Carteiro (RS)
Mlehor Ator:  Carlos André Farias – O Carteiro (RS)
Melhro Atriz: Graziela Félix, Rania (CE)
Melhor Trilha: Cine Holliúdy - Halder Gomes (CE)
Melhor Roteiro: Carlos segundo – No fundo nem tudo é memória (SP)
Júri Popular: Cine Holliúdi – Halder Gomes (CE)
Click e VEJA Cine Holliúdy - Making off aqui:
 






































Arte é tudo!

O Cine Holiúdy tem a história passada nos anos 70. Assim necessitando de grande variedade de itens de cena, importantes para correta ambientação no tempo. Portanto não  podemos deixar de elogiar todo o processo de criação da arte.
Capitaneadas por Juliana Ribeiro as colegas Larissa, Mirian Vasconcelos e Carol Alcântara fazem um excelente trabalho no Set com a montagem de cenas feitas com grande cuidado para nada escapar aos olhos do espectador.
Algumas fotos do processo de montagem das cenas







VISITE SITE OFICIAL DO FILME: http://cineholliudy.wordpress.com/


A

  • Abirobado: desnorteado, estabanado
  • Abufelar: agarrar-se com alguém
  • Acunhar: correr, fugir
  • Acochar: apertar
  • Acoloiado:juntos,coesos,unidos em algo...
  • Afeminado: gay que quer ser mulher, tem jeito de mulher, age feito uma bichinha, que nem o Anti-Jorgen
  • Afolosado: arrebentado, arregaçado
  • Agora torou dentro: termo usado quando tem alguma coisa errada
  • Água de lavar priquito: Comida sem gosto, sem tempero
  • Adonde: o mesmo que onde ou aonde
  • Alfenim: doce feito de mel de engenho
  • Algaroba: farsa, mentira (é de algaroba)
  • Alpendre: varanda
  • Aluá: suco feito da casca do abacaxi deixada em imersa em água por alguns dias
  • Aluir: despertar para alguma coisa, se alertar
  • Altiar: mesmo que alteia, levantar
  • Alumiar: iluminar
  • Amassar o bombril: transar, copular, ter relações com alguém, trepar
  • Amofinar: ficar magro, triste e moribundo
  • Amolegar: apertar com as mãos
  • Amundiçado: deseducado, pessoa que não tem boas maneiras
  • Ande: mesmo que "venha cá" ou chamado para ter relações sexuais
  • Ânus: mesmo que bóga, tóba, anel de couro, cagador, aro, furico, roscofe, caneco, fiofó, carretel, fogareiro, rosca, ruela, foquito, carlito, carlo antônio
  • Aperreio: sufoco
  • Apiar: prender as pernas de um bode, boi ou jumento com corda para limitar sua movimentação
  • Apocado: calado
  • Araca: putaria, confusão
  • Arapuá: tipo de abelha
  • Arapuca: armadilha para pegar pássaro
  • Arengar: brigar, perturbar
  • Ariar: polir panelas
  • Ariado: perdido, sem saber em que lugar está
  • Arigó: bobo, mané
  • Armador: gancho fixado na parede para sustentar rede de dormir
  • Arreador: tipo de chicote para fazer o boi andar também usado para dar um corretivo em crianças travessas
  • Arregaçado: virado pelo avesso, afolosado
  • Arremedar: imitar, repetir o que outra pessoa diz
  • Arriar (a massa): fazer cocô, defecar, excrementar, cagar, se esvair em merda
  • Arriégua: interjeição que indica insatisfação
  • Arribar: levantar, subir
  • Arrombado: arrombado, estuprado
  • Arroxar o nó: apressar-se, fazer mais depressa
  • Arrudiá: dar a volta, demorar
  • Assungar: correr em disparada
  • Atinhar: encher o saco, torrar o juízo, azucrinar
  • Atroiado: doido, tronxo
  • Avia : já!!! pra hoje!!! (ou melhor, pra ontem!!!)

B

  • Babatando: lesando, patinando, sem sair do lugar
  • Babujo ou babuje: relva que nasce no solo sertanejo logo após as primeiras chuvas do inverno.
  • Bacurim: leitão, porco pequeno
  • Baitola: viado
  • Baitinga: ver baitola
  • Balacubaco: algo muito bom
  • Balaio: cesta feita com ramos
  • Baleca: pessoa muito abestada ou destrambelhada
  • Balde: viado
  • Baldiar: enlamear a água de poço ou cacimba, misturar ou confundir as coisas
  • Balseiro: indica excesso
  • Bandido: traidor, tratante
  • Baque: golpe (Ex.: ele sentiu o baque da perda da mulher)
  • Baquiado: cansado, de ressaca, exaurido
  • Barbatão: diz-se do boi criado solto, garrote selvagem
  • Barrão: porco não capado
  • Bascúi: um monte de lixo, cacarécos
  • Bater catolé: falhar
  • Batoré: mulher baixa,feia e homem deformado e baixo
  • Bêbo: bêbado, melado, cheio dos paus, chumbado, bunitin
  • Bebomóvel: carrinho de mão
  • Beijú: tipo de tapióca mais grossa, feita com farinha de mandioca
  • Beráda: borda
  • Berduégua: tipo de gramínea que nasce quando chove
  • Beruá: tolo, arigó
  • Bicicleta: bike, biscleta
  • Bicorada: gole de cachaça
  • Beiço:Labio
  • Bigu: carona na traseira de veículos como trem e caminhão
  • Bila: o mesmo que bola de gude
  • Bimbóco: lugar longínguo, afastado. (Ex.: Naquele bimbóco de serra)
  • Biriteiro: ver bêbo
  • Birósca: lugar depreciado, pobre
  • Boca: bebedor de lavagem
  • Boneco: bagunça, ribuliço, chafurdo
  • Boró: cigarro de palha
  • Bôrra: resíduo da fabricação de manteiga (pode ser também o pó de café depois de usado)
  • Borrachudo: pernilongo
  • Breádo: cagado
  • Brenha: lugar longe, afastado
  • Broa: tipo de panqueca feita com farinha de mandioca
  • Bróca: queimada para limpeza da terra
  • Brôco: pessoa ignorante, rude
  • Bruguelo: filhote de passarinho ainda no ninho
  • Bulir: Mexer, futricar
  • Bulinar: mexer, tirar do lugar, interferir onde não deve
  • Bufa de padre: cogumelo
  • Bunda: radiola, rabo,
  • Bunda canástica: cambalhota
  • Burrego: cordeiro recém-nascido

C

  • Cabaço: virgem
  • Cabaré: Prostíbulo, casa da luz vermelha
  • Cabaré de Tersíla: Empresa Multinacional sediada no interior cearense.
  • Cabelouro: nuca (de boi, carneiro, etc.)
  • Cabueta: escarrão,dedo duro.
  • Cachaça: cana, birita, água que passarim não bebe
  • Cachaço: cabelouro
  • Cafuçu : pessoa que tem maus habitos na hora de se vestir
  • Cafundó do Judas: fim de mundo, lugar onde o vento faz a curva, onde o cão perdeu as esporas
  • Caganeira: diarréia
  • Cagar: fazer côcô, obrar, defecar; cagar o pau: fazer tudo errado. (Ex.: Zé Dirceu cagou o pau)
  • Cagasso: esporro, carão(Fulano levou o maior cagasso)
  • Cagueta: ver Cabueta
  • Caibá: o mesmo que caibro (de madeira)
  • Calangada: Porrada,cassete(murro)
  • Caldo de bila: Substância sem gosto definido, sem tempero
  • Calibrado: bêbado
  • Cambito: perna fina
  • Cangalha: artefato usado nas mulas para carregar bagagem e outras cousas
  • Cangapé: golpe de capoeira
  • Cangati: tipo de peixe pequeno e feinho, mulher feinha
  • Cangote: pescoço
  • Caninana: tipo de cobra
  • Capar: cortar os testículos
  • Capar o gato: dar o fora, ir embora
  • Capenga: defeituoso, ruim
  • Capiongo: cabisbaixo, triste
  • Capoeira: tipo de relevo em ladeira ou o lado de uma elevação geográfica (monte)
  • Capote: galinha d´angola
  • Carlito: ânus
  • Carão: repreensão
  • Carniça: pessoa ou coisa que não agrada alguém
  • Carrapicho: tipo de espinhos existente em mata baixa
  • Carrasquento: áspero (exemplo: quando uma parede está apenas chapiscada - fica carrasquenta)
  • Cascudo: golpe de punho fechado que se leva na cabeça
  • Cassaco: tipo de roedor (muitos chamam de gambá do sertão)
  • Catabim: solavanco ocasionado pôr um buraco na estrada
  • Catembada: pancada, bofete, chute, pauzada, martelada, cadeirada, etc.
  • Catita: rato, camundongo
  • Catiroba: mulher feia
  • Catrévagem: mulher feia
  • Catota: meleca, catareca tirada do nariz
  • Catucar: mexer com o dedo ou vara (catutar onça com vara curta)
  • Caxingar: mancar, com dificuldade para andar
  • Cedém: o mesmo que virilha
  • Celular: garafinha de cachaça
  • Ceroto: muco que existe da região pubiana
  • Cezão: enxaqueca, depressão, estado febril
  • Chafurdar: bisbilhotar, mexer
  • Chamboque: pedaço (de reboco, de parede ou de carne)
  • Chalpiscar: fazer o pré-reboco da parede com argamassa de cimento e cascalho
  • Chapuleta: chapa grande ou algo parecido
  • Chibanca: ferramenta de uso agrícola parecida com a enxada
  • Chibata: pênis
  • Chibatado: diz-se de quem anda chutado, ou seja trafega em alta velocidade
  • Chibiu (ou Xibiu): tipo de amêndoa parecida com côco de catolé, usada em brincadeiras antigas de crianças. Virou denominação popular para Priquito. Já chupou xibiu?
  • Chokito: defunto
  • Chuncho: peça de metal usada para matar boi, enfiando-lhe na nuca
  • Chutado: lotado (em altíssima velocidade)
  • Cia: o mesmo que policia
  • Cibito: Tipo de pássaro encontrado no Sertão, cibito baleado (pessoa muito magra, raquítica)
  • Cóca: cócoras, agachado
  • Coivára: Tipo de tecnica de queimada que consiste em juntar as plantas cortadas do resultado de uma limpa em montes e tocar fogo. (Esse método e menos agressivo e menos perigoso que o tradicional)
  • Coloio: ajuntamento de pessoas
  • Combogós: peças de pré-moldados usados em paredes para melhorar a ventilação
  • Cordão cheroso: Biquine "fio dental" feminino
  • Corisco: raio
  • Corredor: mocotó de boi
  • Corró: tipo de peixe, priquito
  • Cortar prego: contração involuntária do ânus quando o indivíduo tem uma grande sugesta (susto); o mesmo que cair de cu trancado
  • Cotoco: pedaço pequeno, dar o dedo médio
  • Coxo: manco
  • Croque: cascudo
  • Cucurûto: diz-se do lombo do boi ou de qualquer animal
  • Cuia (ou coité): recipiente feito divindo uma cabaça em duas bandas, usado para carregar água, tomar banho etc; Banho de cuia: o mesmo que chapéu (no futebol); Cuia dos infernos: lugar ermo que nem Deus sabe onde fica
  • Cumaru de cheiro: casca de árvore do mesmo nome usada para espantar insetos
  • Cunhão: testículo, bolas, os zovos
  • Currulepo: pesqueiro, tapa na cabeça/pescoço
  • Curuba: infecção na pele
  • Cururú: sapo
  • Cuscuz: comida feita com milho, depois de o mesmo ser passado em moínho e penerado,brincadeira de surra
  • Cutucar: o mesmo que catucar
  • Cuviôco: morada pequena e apertada, casa de pombo, buraco

D

  • Dar a peloura: dar escândalo, passar mal, descontrolar-se
  • De vera: de verdade, valendo
  • De voga: o mesmo que de vera
  • De bode: o mesmo que menstruada
  • Desabar: Ir, dar o fora (Ex.: Desaba daqui mulher!!!)
  • Desarnar: desenvolver, progredir
  • Desdobrar: fig. Envolver mulher com conversa
  • Desembestado: sem freios, em alta velocidade
  • Desentocar: mostrar, tirar do esconderijo
  • Desfazer: diz quando uma pessoa começa a humilhar ou desprezar a outra
  • Desinchavido: sem graça
  • Dezonerar: apodrecer (Ex.: a qualhada dezonerou)
  • Despinguelado: quando um carro desce uma ladeira em alta velocidade
  • Destocar: limpar um terreno com chibanca ou enxada
  • Di Rocha: legal, tranqüilo
  • Dindim: o mesmo que sacolé, ou picolé ensacado

E

  • Embiocar : entrar lá pra dentro da mata fechada, esconder-se
  • Empeleita: empleitada
  • Empereirar: parar o crescimento
  • Encangado: unido, junto, apregado
  • Encarcar: o mesmo que arroxar (mulher)
  • Encruado: duro, que não amolece
  • Enfezado: com muita raiva
  • Engembrado: entortado ou amassado
  • Engilhado: diz-se do tecido que está todo cheio de dobras, ou pele ressecada
  • Entojada: mau humorada, enjoada
  • Entramelado (ou Intramelado): diz-se de um dente que cresce em cima de outro
  • Entrevado: enferrujado
  • Enviezado: torto
  • Enxuí: tipo de colméia
  • Esbafarido: cansado
  • Escacavinhar: remexer, cavar remexendo
  • Escambichado: o mesmo que estrupiado
  • Escambal: e tudo mais o que tiver
  • Escangalhado: aberto
  • Escangotado: no limite do medidor (de velocidade, etc)
  • Escarrar: falar mau de alguém
  • Esculhambar: quebrar, pode ser o mesmo que escarrar
  • Esmurecido: doente, capiongo, moribundo
  • Espinho de cigano: tipo de erva daninha comum no sertão
  • Espojar: diz-se quando o animal (cachorro, jumento, etc) deita ou cisca no chão
  • Espritação: danação, mostrar muita atividade (Ex.: Essa menina agora se espritou)
  • Esquipar: fugir, esquivar-se
  • Estatelar: se esborrachar no chão
  • Estrebuchar: debater-se, tremelicar antes de morrer
  • Estrepar: se dar mau em alguma coisa
  • Estribado: Muito rico
  • Estrupiado: muito cansado, fatigado FUJA DESSE ARTIGO SEM NOÇÃO
  • Esturricado: seco, queimado
  • Esturro: grito do leão
  • Extruião: quem extrói muito
  • Extruir: desperdiçar, jogar comida fora,

F

  • Faceira: extrovertida, simpática
  • Facho: de lenha, tezão
  • Farnizim: perturbação no juízo
  • Fato: intestinos e estômago de animais como o boi, carneiro, etc.
  • Fel: vesícula biliar de gosto amargo
  • Felabalde: viado
  • Fera: cabra bom, cabra macho, amigo de todas as horas
  • Fí (ou mais raramente, meu fí): abreviação de "meu filho", pode tanto significar pessoa querida, quanto interjeição ou vocativo que serve pra chamar alguém de uma forma carinhosa, pra dar saudações ou pra algo mais
  • Filhóis: tipo de pão feito com farinha de mandioca, também chamado de péta
  • Fininha: caganeira, vazar pelo pito
  • Firvião ou frivião: quando o menino está muito irrequieto diz-se que ele tem um frivião na bunda
  • Frescar - Tirar onda ou viadagem
  • Fubica: peba, fraco
  • Fuleiro: fresco, que adora mangar e/ou fazer estripulia e contar piada
  • Fuleragem, fulerage ou fuleraji: irresponsável, sem noção, ou ainda fresco, fuleiro
  • Funaré (ou funaréu): confusão dos diabos, grande agitação
  • Furdunço: confusão
  • Fussa: cara, rosto
  • Fussar: procurar, mexer
  • Futricar: futucar, bulir, mexer
  • Fuzaca: fofoca, mentira

G

  • Gagá: caduco
  • Gaiato: brincalhão
  • Gaitada: gargalhada
  • Galalau: pessoa alta, vara de tirar coco
  • Gambiarra: algo mal feito provisoriamente
  • Garajal: proteção feita com grades para proteção de árvores em praças, jardins, etc.
  • Garrote: filhote de boi, corno
  • Garupa: parte de tras da bicicleta ou motocicleta feito para carregar objetos mas onde se carrega uma pessoa
  • Gasguito: pessoa que tem a voz muito desafinada
  • Gato: ligação clandestina de energia
  • Gato véi: mesmo que amante, rapariga
  • Gayzar: desmunhecar, dar uma de gay
  • Gazear: faltar à escola, matar aula
  • Gazo: albino
  • Gerimum: abóbora
  • Gia: rã
  • Goipeba: tipo de cobra
  • Gozó: cachorro
  • Goéla: garganta (pronuncia-se Güela)
  • Guaiuba: viado
  • Gurejar: diz-se do animal que está sentido o cheiro da comida e fica com água na boca
  • Gurgúi: tipo de piolho que da em feijão depois de feijão de colhido.

I

  • Imbirrar: fazer pirraça, fazer manha
  • Impalhá ou impaiá: atrasar
  • Impinjar: provocar, tirar a pagode, implicar com alguém
  • Impinjem: marcas vermelhas no corpo
  • Incandiar: ofuscar, iluminar
  • Incriquiado (ou incriquilhado): engilhado
  • Inferno da pedra: lugar mais longe que você possa imaginar
  • Ingí: interjeição de admiração
  • Ingúiar: provocar o vômito, náusea
  • Inhaca: cheiro de cigarro ou outro fedor que impregna o ambiente
  • Intrançar: ficar transitando no meio das pessoas
  • Invocado: brabo, muito "macho"
  • Ispilicute: tagarela

 J

  • Jabobêu: coisa enorme, absurdamente grande ou pesada
  • Jurema: planta típica do semi-árido que proporciona boa lenha
  • Jumento!: interjeição usada para indicar pessoas ignorantes
  • Juriti: triste

L

  • Lábia: habilidade de convencer pela fala
  • Lachar: lascar, quebrar por cisalhamento
  • Lapa: Membro do corpo avantajado
  • Lascado: pobre
  • Lasca-peito: cigarro de fumo brabo
  • Lombra: drogado
  • Lundún: de mau humor
  • Lundúnzento: dado à confusão

M

  • Maçada (e suas variantes maçante, macento, etc): demora, demorado
  • Macambira: bromélia que tem folhas com espinhos até nos zói da goiaba
  • Macaúba: fruta da palmeira macaúba. Pode ser utilizada de diversas formas, como: alimentação animal e humana, artesanato, usos medicinais, dentre outros. Entretanto, o seu maior potencial está na produção de óleo vegetal
  • Macaxeira: mandioca
  • Macho: ver Mah
  • Mah: É praticamente um ponto final. Quase sempre é citado no final das frases.É uma forma mais curta de Macho.
Ex: Vamos ao jogo mah?
  • Mais alegre do que mosca na manga
  • Mais desmantelado que merda de baitola
  • Mais feliz do que pinto na merda
  • Mais perdido que cego em tiroteio
  • Malamanhado : desarrumado
  • Malino: buliçoso
  • Mancar: o mesmo que caxingar, andar arrastando uma perna
  • Manchão:remendo interno em pneus
  • Mangar: rir de, achar graça
  • Maria-chiquinha: peça do vestuário feminino usada para prender os cabelos
  • Mariola: tipo de doce de banana
  • Marminino: sinônimo de "Vixe Maria", expressa surpresa, animação ou espanto com alguma coisa. Mais falado no Sul do Ceará.
  • Marrã: ovelha
  • Massa: antônimo de paia ou peba, se trata de algo muito bom, que vale a pena
  • Meter o aço: ir com tudo, fazer com determinação
  • Miguelito: queixar, paquerar
  • Miserável: aquele que não tem no cu o que um mosquito faça um lanche (lascado)
  • Môco: surdo
  • Mócó: tipo de roedor (hamster), pessoa boba
  • Mói: inicialmente era molho (coletivo de chaves) depois virou coletivo de qualquer coisa: mói de coentro, mói de cebola, mói de mulher
  • Mojada: grávida
  • Moleira: nuca, parte da cabeça que vai do pescoço ao meio do chifre
  • Mondrongo: caroço grande de carne (cisto muscular) ou algo parecido com isso
  • Morgar (morgação): não fazer absolutamente nada
  • Morrer: bater a cachuleta, fazer viagem de pé junto,
  • Môxo: diz-se do boi que tem os chifes atrofiados
  • Muciço (a): macio(a), carne muciça (carne macia)
  • Mucumbú
  • Mugunzá, mucunzá ou macunzá: comida típica da região feita com feijão, milho e carne de porco
  • Mundiça: gente pobre e deseducada
  • Mungango: sestro, careta, cacuête
  • Muído: pop. confusão, lenga-lenga (Ex.: - Homi deixe de muído e arrume logo as cousas. Também usado pra expressar que está com o corpo dolorido
  • Muquifo: cabaré
  • Muriçoca: pernilongo, mosquito
  • Murraça: fedor de cachorro molhado ou pessoa imunda
  • Mutuca: tipo de muriçoca gigante
  • Muzenga: coisa imprestável(Ex.: Ô muzenga!!!)
  • Meter o pau: transar, fazer sexo. Também usa-se pra expressar quando alguém falou mal de outra. (Ex.: Fulano meteu o pau em ti!)

N

  • Na brinca
  • Nargadinha: dose (de leite, café, cachaça, etc)
  • Negada: pessoal
  • Novilha :animal bovino ainda em fase de crescimento.

O

  • Obrar: cagar
  • Oitão: parte anterior da casa, alpendre
  • Oiticica: árvore oleaginosa muito comum a beira de rios
  • Opercata, alpercata, alpragata: sandália de couro com tiras
  • Óva: caviar do sertão; Óva (2): interjeição de negação (Ex.: Ele ganhou? uma óva que ganhou!!)
  • Oxe: super usado quando alguém se espanta

P

  • Pacoso: Gay, viado, balde, caneco, queima-rosca, tchola,etc.
  • Páia: ruim, sem qualidade.
  • Pantim: movimento brusco ou suspeito
  • Papôco: estouro, explosão
  • Parapeito: parede baixa
  • Pariceiro: camarada, parceiro
  • Pastorar: vigiar
  • Péba: tipo de tatu (tatu-péba), coisa que não presta ou é de má qualidade
  • Péa: pelanca da carne
  • Pêia: surra
  • Peitica: ave do nordeste, pode ser desejar o mal, fazer macumba
  • Peleja: o mesmo que lida, trabalho,
  • Piroca: pênis, pinta, pito,rola,pinto,tchola, cacete, mandioca.
  • Pereba: ferida na pele
  • Pezada: chute forte com o pé
  • Piau: tipo de peixe
  • Pindaíba: pobreza, falta de dinheiro
  • Pinguelo: clitóris
  • Pinóia: de forma alguma
  • Pinote: pulo
  • Piola: ponta de cigarro
  • Perambular ou pirambular: andar por aí, sem direção certa
  • Pirão: prato feito de farinha fervida no caldo de cozidos
  • Pirró: pirulito
  • Pirrototinha: pequena
  • Pitaco: palpite, conselho, opinião
  • Pitó: tipo de arrumação dos cabelos com prendedores de elástico ou maria-chiquinhas
  • Pitoco: cotoco
  • Pitomba: tipo de fruta
  • Pixilinga: o mesmo que piolho, espécie de pulga comum a vários tipos de aves
  • Pisa: surra, pêia, sova, corretivo
  • Policial: macaco, os "homi"
  • Potó: inseto muito comum que solta um odor desagrádavel
  • Prastada: monte de bosta
  • Preá: espécie de roedor muito comum na caatinga
  • Presepada: fazer coisa errada ser danado
  • Procotó:
  • Prostíbulo: pemba, brega,
  • Prostituta: sapirôca, quenga, quiba, rapariga, biskate, gato, esquemão
  • Priquito:Vagina, perseguida, xana, xavasca,rachada.
  • Puim: resíduo do beneficiamento do arroz ou do milho
  • Punheta: masturbação, siririca, torar uma, bronha, sola, sabiá, bater uma

Q

  • Queixar: Dá cantada

R

  • Rôta: frôxa, foló, folgada
  • Rebolar ou rebolar no mato: jogar fora

S

  • Saplicar: espalhar
  • Sarrabúi ou sarrabulho: comida típica a base de miúdos de porco
  • Se abrir: achar graça, gargalhar
  • Shiba: chibata
  • Soca-soca: tipo de espingarda
  • Sapecar: jogar longe, arremessar, ou queimar na brasa
  • Sugesta: medo repentino
  • Suspiro: doce feito com ovos e mel de engenho
  • Sustânça: é a substância que a comida tem

T

  • Taba do queixo : região compreendida entre o maxilar inferior e o pé da orelha
  • Taióca: tipo de formiga
  • Talagada : dose de cachaça
  • Tamburete: cadeira de pau e couro
  • Tampa de Crush : é um cara filé, de quem todos gostam
  • Tanajura: mulher da bunda grande (em referência às formigas da mesma espécie)
  • Tapióca : comida típica a base de goma de mandioca
  • Tareco : bolacha
  • Tarimbado : renomado ou que se garante num serviço
  • Tarisca : filete de madeira
  • Teretêitêi: conversa vai, conversa vem, bláblábla´
  • Tertulha : festa
  • Testa : quengo
  • Testículo : cunhão, saco, os zóvos,
  • Tetéu : pessoa que fica acordada durante a noite (em ref. à ave de mesmo nome)
  • Tibungar: mergulhar, pular dentro d'água
  • Tirinete : rojão doido, ritmo forte
  • Titela: costelas da galinha (mas pode ser de gente)
  • Tiú: também conhecido por téjo é um tipo de lagarto
  • Toréco: boi pequeno
  • Toró: chuva forte
  • Torreão: nuvem de chuva do tipo cúmulus
  • Touceira: mato, arbusto
  • Traíra: tipo de peixe, mas também significa pessoa que trai, covarde
  • Trancilim: brincadeira de rua em que se usam elásticos esticados pelas pernas das meninas
  • Trapiá: árvore nativa do semi-árido
  • Triscar: tocar de leve
  • Tronxo: torto
  • Tutano: medula óssea do boi ou da galinha

U

  • Unha-de-gato:tipo de vegetação rasteira nativa do nordeste do brasil.

V

  • Vagina : priquito, boca de capim, rêgo, patuá, pacote, corró, traíra, cofrinho de cabelo, enxuí, carne mijada, bicho da cara preta, chibiu, xereca, xana
  • Vaqueta: tipo de fita feita de couro de boi para ser usado entre o pneu e o aro da bicicleta para não furar com espinho
  • Varijeira: mosca grande
  • Venta: nariz
  • Viçar (e suas variantes viçando, viçage): diz-se do comportamento da fêmea quando está no cio, ou de alguém que tá frescando com sua cara ou te importunando
  • Vixe (ou mais raramente Vixe Maria): cearense fala "VIXE" e não "VISSE" que nem pernambucano, corruptela da palavra "Virgem", de "Virgem Maria", significa interjeição de admiração ou espanto com alguma coisa, à semelhança de "oxe".

 X

  • Xêro do queijo: lugar distante e esquisito.
  • Xinim : vagina
  • Xilito: salgadinhos de milho(tipo fandangos...)
  • Xiringar: espirrar, derramar algum líquido

 Z

  • Zabeleu: perturbado
  • Zé Ruela:Panaca,tolo,viadim
  • Zinebra-gato
  • Zuruó : bêbado demais
  • Zurucucu : doido

Diferenças no jeito de falar

Dependendo de onde o cearense nascer, ele vai falar do mesmo jeito, só que com diferenças bem gritantes (ou não). Um cara da capital ou da Região Metropolitana de Fortaleza, por exemplo, fala muito nasalizado, parecendo até que tão tudo gripado (risos) ou parecendo que são tudo "pirangueiro maluco" (vide Tiziu do Nas Garras da Patrulha da TV Diário), e costumam enrolar muito a língua pra falar, assim como todo o norte e noroeste do estado, vide plágio da Desciclopédia. Já pessoas do Cariri, Centro-Sul e tudo que for fronteira com Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte ou perto disso costuma bater a língua nos dentes (Di e Ti, muitas vezes até Ni) como "Ux Dimaix NordexTinos"*, além de chiarem também no encontro de "s" com "n" como "Ux Dimaix NordexTinos"* (detalhe, são nordestinos, mais especificamente cearenses, e não recifenses, nem cariocas, por isso só chiam antes de "t", "d" e "n", vai entender). E fora o sotaque que varia, ainda tem muitas palavras e expressões típicas de alguns municípios, como marminino, cunhão, cibito, esqueleto do Amazonas, qui minino, canela de sariema, vintém (é o novo), etc!
  • OBS.: Na expressão "Ux Dimaix NordexTinos", assinalada com um asterisco, ficam excluídos desse grupo maranhenses, piauienses e baianos.

 Diferenças entre outros regionalismos (incluindo outros)

Português Carioquês Paulistanês Gauchês Cearensês Mineirês Brasiliês
Oi tudo Bem? Belheaza Eae, firmeza? Tudo tri? De boa? opaÔcetabão? Eae de boa?
Entendeu? Inteandeu? Tá ligado? Compreendes? ta intendendo? Cêôviu? Sacou?
Futebol De Mesa Totó Peimbolim Boca-Lôca Pebô Totó Totó³
Garota Mulezinha Mina Guria Dona Moça Mina
Fanfarrão Vacilão Cuzão/Sukz* Merda Abestado Bundão Zé Buceta
Mentira Caô Léro Trova Queixo Causo Caô
Você Tu Tu Tu ôce Tu
Legal Manieeeeaaruo DaHora/À Pampa Tri Só a Massa Trembão Só o Ouro
amigo bróderrr mano/chapa bruxo Mah, Macho Cumpadi brodi
Oi, amigo como estás? Coé mermão, qué qui tá pegando na parada? E ae mano, sussa? Buenas Tchê, tudo tri? Ei Mah ei, todo mais ou menos, mah? ÔpaCumpadiCêTabãoSô? E ae véi, só na manha?

 FONTE:  http://desciclopedia.org/wiki/Cearens%C3%AAs

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário